Uma frente fria que passou pelo Sul do país ocasionou chuvas para as lavouras de soja e milho do Rio Grande do Sul nas últimas 12 horas, segundo dados meteorológicos e informações da Rural Clima.
A umidade é favorável para as plantações ressecadas do Rio Grande do Sul, um dos maiores produtores de soja do Brasil, que está finalizando o plantio, mas já tem grande parte das áreas em desenvolvimento inicial.
O avanço da frente fria na terça-feira (3) para a região central deve fechar o tempo em estados como o Mato Grosso, onde a colheita já começou em poucas áreas –tais chuvas podem limitar esses trabalhos iniciais.
“A tendência é de que o tempo feche de vez (na região central), isso vai atrapalhar o andamento da colheita da soja e plantio de algodão e milho”, disse o agrometeorologista da Rural Clima Marco Antônio dos Santos, em boletim nesta segunda-feira (2).
Segundo ele, há ainda sinais de “chuvas retornando gradativamente ao Sul”.
No começo da próxima semana, uma nova frente fria avança pelo estado gaúcho, trazendo precipitações.
Hoje, dados meteorológicos do terminal Eikon indicaram chuvas de mais de 10 milímetros na parte norte do Rio Grande do Sul, enquanto o Sul teve baixas precipitações, entre 1,8 e 3 milímetros.
O post Frente fria trouxe chuva para solos ressecados do RS, diz meteorologia apareceu primeiro em Forbes Brasil.