O Metaverse Fashion Week, evento de moda virtual criado pela Decentraland e pela plataforma imersiva de arte e cultura UNXD seguirá as passarelas de Nova York, Londres, Milão e Paris. Para esta segunda edição, que ocorre em março, a Decentraland fará parceria com dois metaversos adicionais – o fotorrealista Spatial e o OVER.
Uma das principais limitações da primeira edição da Metaverse Fashion Week, em março, foi o fato de que o recurso Decentraland wearables, na maioria das vezes, só podia ser usado na Decentraland e por avatares originários da plataforma.
No entanto, a tecnologia se desenvolveu nos oito meses seguintes. Os criadores de NFTs de moda digital que se originam fora do Decentraland agora podem incorporar um recurso Linked Wearable (uma representação 3D do NFT), o que significa que eles podem ser usados em vários metaversos por avatares distintos.
Leia mais: Conheça a brasileira que liderou o Metaverse Fashion Week, na Decentraland
Embora o componente vinculado não tenha valor adicional de revenda, é essencialmente uma correção que torna um wearable interoperável e portátil.
Assim como o hub Decentraland Metaverse Fashion Week, passarelas satélites e acontecimentos acontecerão em Spatial e OVER. As marcas têm a opção de replicar suas apresentações em cada um ou hospedá-los simultaneamente em todos os três ao mesmo tempo.
Pense no metaverso equivalente a Louis Vuitton e Prada recriando seus desfiles de moda europeus em Xangai para o mercado chinês. A diferença é que os frequentadores do metaverso poderão realmente teletransportar seu avatar entre os três metaversos por meio de portais em cada um – novamente confirmado pela equipe Decentraland.
Metaverse Fashion Week 2.0 apresentará um embaixador de avatar de supermodelo. Tangpoko, membro da comunidade Decentraland, é apelidada de supermodelo porque, ao contrário dos avatares regulares de Decentraland, ela tem seu próprio corpo personalizado – seja pela genética do avatar ou pelo metaverso equivalente.
A Miami Fashion Week também participará com uma ativação e desfiles no telhado de seu recém-inaugurado “L’Atelier” no Luxury Fashion District de Decentraland. Nesse caso, o Miami Fashion Week focado em resortwear é um evento oficialmente reconhecido pelo órgão regulador da moda americana.
Embora a programação da Metaverse Fashion Week não seja anunciada até janeiro de 2023, os parceiros de retorno já revelados são o Threedium 3D/AR Commerce Engine, o Boson Protocol, que permite que tokens digitais sejam resgatados por itens físicos, e a DressX, maior varejista mundial de moda digital. O evento contará com um componente de reality show – um evento de passarela envolvendo Barth, vencedor do “The Hype” da HBO, onde designers de streetwear competem pela supremacia.
Leia mais: Desfile no metaverso tem Dolce & Gabanna, Tommy Hilfiger e Paco Rabanne
Para a Metaverse Fashion Week inaugural em março deste ano, a Decentraland hospedou espaços e eventos digitais de marcas de luxo tradicionais, incluindo Tommy Hilfiger, Selfridges, Paco Rabanne, Hogan e Philipp Plein, juntamente com os nativos digitais DressX, Auroboros e Republiqe.
A Decentraland está construindo um conselho consultivo de curadores para selecionar os designers participantes. Os membros do conselho incluem o Institute of Digital Fashion e The Fabricant. As pré-inscrições para o público já estão abertas. Marcas, designers e varejistas interessados em participar do MVFW23 podem se inscrever no site oficial.
O post Como será a segunda edição do Metaverse Fashion Week apareceu primeiro em Forbes Brasil.