O espírito de renovação é muito presente com a chegada de um novo ano, não é mesmo? Esse é o momento onde muitas pessoas se preparam para mudar a decoração da casa também!
A grande questão é que pode surgir a dúvida de como exatamente fazer essa renovação. De acordo com a arquiteta Patricia Martinez, esse caminho pode ser mais intuitivo, mas também é possível se inspirar nas principais tendências de decoração para o ano que está por vir.
Veja a seguir algumas das principais trends para decorar a sua casa em 2023:
Unindo o jeito de se vestir ao jeito de habitar
O universo da moda e do design podem caminhar muito bem juntos. Então não é incomum que as tendências das passarelas cheguem no mobiliário e na decoração.
Na última edição do São Paulo Fashion Week, por exemplo, o uso do crochê e dos tons terrosos protagonizaram diversos looks. Outra tendência forte foi o all white e assim como as outras, também podem ser incorporadas na decoração.
Além disso, o uso de materiais naturais e orgânicos também pode ser aplicado no universo da decoração. “Eu vejo muito mais o uso de materiais orgânicos nos espaços também, a natureza crua fazendo parte da casa”, afirma Patricia.
Versatilidade
O regime home office veio para ficar! O isolamento trouxe um olhar mais cuidadoso para as escolhas de decoração, que estão muito relacionadas à versatilidade de móveis e disposições.
“Aprendemos que a casa pode ser um espaço para muitas atividades, por isso é importante que ele seja agradável e responda bem à rotina”, diz a arquiteta.
Atemporal e sustentável
O consumidor está cada vez mais criterioso com os valores das marcas com que se relaciona. E como a sustentabilidade é um dos pilares do futuro, ela também está mais forte no universo da arquitetura e decoração.
Nesse sentido, vale ficar de olho em materiais sustentáveis com processos de fabricação e distribuição conscientes, assim como em produtos de maior vida útil. Para isso, é importante que os móveis e objetos escolhidos sejam atemporais, de forma que possam passar anos no seu lar, sem ficar “datados”.
Formas orgânicas
Os arcos estão voltando para a arquitetura e as curvas para a decoração. Sofás com silhueta curvilínea, bordas arredondadas, espelhos circulares e tapetes polimorfos já foram muito vistos em 2022 e essa tendência vai continuar para o próximo ano.
“Ela se conecta com a necessidade de um olhar menos racional e exato, trazendo mais uma presença acolhedora e delicada, como um yin-yang”, diz a arquiteta.