O pet shop é um local muito importante para a higiene e o bem-estar do seu animalzinho, não é mesmo? Por conta dos serviços de banho e tosa, atendimento clínico, hospedagem e transporte, o estabelecimento pode ser muito presente na vida dos pets e tutores. Mas, como nem tudo são flores, podem existir obstáculos para a ida do cãozinho: o fato de que alguns demonstram medo desse lugar.
E há alguns motivos para esse medo. O primeiro deles é que, como pet shops podem ser cheios e movimentados, o bichinho acaba estranhando a quantidade de pessoas que não conhece. Outra razão é que o animal pode estar por algum trauma deste ambiente, caso que deve ser observado com atenção pelo dono.
Veja a seguir como agir quando o seu cachorro tem medo do pet shop:
Atitudes que podem ajudar a superar o medo
A médica-veterinária Nicole Cherobim sugere que o tutor converse com os responsáveis pelo pet shop e procure averiguar se algo diferente do habitual ocorreu. Além disso, preste atenção em sinais que o animal possa dar de que algo estranho aconteceu no ambiente e, se necessário, escolha outro local.
É obrigatório que o profissional do pet shop esteja por lá o tempo todo, então escolher um bom lugar, investigar as necessidades do bichinho e cuidar muito bem dele desde o seu transporte fará com que tudo acabe dando certo e ele volte desses locais sem danos psicológicos.
“Antes de escolher um pet shop, é importante procurar por referências do lugar perguntando para outras pessoas para assegurar que o estabelecimento é legalizado e, principalmente, se possui um médico veterinário responsável. Assim, se algum acidente porventura acontecer, o animal poderá ser socorrido na hora”, esclarece a profissional.
Já se o medo do cão vem do local cheio de pessoas ou da tosa, o melhor é ir acostumando o bichinho aos poucos. Caso o animal tenha medo da máquina de tosa, por exemplo, os profissionais do pet shop podem tentar acostumar o cachorro aos poucos. Para isso, eles podem associar a presença do objeto a coisas boas e agradáveis.
Com essas dicas, seu cachorro vai conseguir perder o medo do pet shop – Foto: Shutterstock
Fonte: Dra. Nicole Cherobim, médica veterinária da EcoCão Espaço Pet.