A pasta de amendoim é um alimento que, se adicionado da forma correta na nossa dieta, traz muitos benefícios à saúde. Rica em antioxidantes, proteínas e vitamina E, ela ainda contém gorduras boas, traz saciedade e fornece muita energia.
E é por isso que a pasta de amendoim aparece frequentemente no menu de quem busca reduzir a gordura corporal, faz exercícios regularmente ou busca uma alimentação mais saudável.
No entanto, assim como todo alimento, é necessário dosagem na hora do consumo. “Por ser bastante calórica, e a recomendação é consumir até duas colheres de sopa por dia”, explica a nutricionista Betina Santos.
Quer saber mais sobre a pasta de amendoim? Veja a seguir as quatro perguntas mais recorrentes sobre esse alimento e as respostas de Betina:
O que comer com a pasta de amendoim?
A pasta de amendoim é uma excelente opção para a preparação de diversas receitas, como shakes, panquecas, cookies, doces e bolos. Além disso, ela é um ótimo acompanhamento para frutas, iogurtes naturais, pães, torradas e tapiocas. Uma dica importante para uma alimentação ainda mais saudável é, quando for preparar um sanduíche com a pasta, optar por pães integrais.
Quais frutas combinam mais com o alimento?
Tudo depende das frutas das quais você gosta! Mas, no geral, o sabor da pasta de amendoim combina mais com banana, maçã e morango.
Qual o melhor horário para comer?
A pasta de amendoim pode ser consumida em todos os horários. Porém, no horário dos lanches, é uma sugestão interessante, por ser uma excelente opção para enriquecer essas refeições. Ela pode ser incluída também no pré-treino para dar energia, no café da manhã ou no pós-treino.
É fundamental procurar um nutricionista ou profissional capacitado para a prescrição de dietas e a verificação de qual a quantidade do alimento que pode ser consumida por dia de acordo com sua individualidade biológica.
Pode colocar na geladeira?
Se o pote estiver fechado, ele pode durar alguns meses na despensa, desde que esteja armazenado em local fresco, escuro e seco, sem contato com o sol. Portanto, não é necessário colocar na geladeira!
Fonte: Betina Santos, nutricionista na Tia Sônia, indústria de alimentos saudáveis e naturais; e Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).