O Ibovespa recuava nesta quarta-feira (16), com Localiza entre as maiores quedas após resultado trimestral, enquanto agentes financeiros continuam atentos a negociações para aumentar o espaço para gastos públicos em 2023.
Às 15:45, o Ibovespa caía 2,9%, a 109.878 pontos, em sessão ainda marcada por ajustes após feriado no país na véspera.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Na segunda-feira (14), o Ibovespa fechou em alta de 0,81%, a 113.161,2 pontos, mas chegou a superar os 114 mil pontos na máxima do dia, em meio a ajustes e com notícias sinalizando um tom mais conservador quanto à PEC da Transição.
Mas sem novidades de fato sobre a PEC – principalmente o valor que ficará fora da regra do teto de gastos e a duração da PEC – os receios voltaram a prevalecer, com silêncio sobre a equipe econômica do novo governo também adicionando desconforto.
“O mercado seguirá extremamente sensível a este tema”, afirmou Dan Kawa, diretor de investimentos da TAG Investimentos, referindo-se à PEC.
Outros mercados
No exterior, o clima também não era dos mais favoráveis, com queda de bolsas na Europa e fraqueza em Wall Street, além de recuo dos preços do petróleo. Na contramão, o minério de ferro voltou a fechar em alta na China.
O post Ibovespa recua com preocupação fiscal e fraqueza externa apareceu primeiro em Forbes Brasil.