Final de semana chegou e uma coisa é certa: dia de faxina! É necessário organizar tudo que está bagunçado, tirar o pó dos móveis e é claro, limpar o chão. E para essa tarefa, não pode faltar uma boa vassoura, afinal, ela torna tudo muito mais fácil.
Mas e você: sabe escolher a vassoura correta? Pois é! Cada tipo de limpeza sugere um modelo diferente e quando se usa o item inadequado, ele pode interferir até mesmo na conservação do piso da residência. Um exemplo disso é que para áreas internas e externas, o recomendado é usar vassouras diferentes.
Ainda assim, há outros fatores que influenciam na escolha, como a experiência de quem usa. “A altura do produto em relação ao piso, postura, são alguns pontos importantes. Os cabos curtos, por exemplo, geram cansaço e podem causar lesão no uso contínuo”, explica Roxane Rossi, diretora comercial de uma empresa de vassouras.
Se você está disposta a aprender mais sobre os diferentes usos da vassoura na faxina, continue a leitura. Roxane comenta a respeito do uso do utensílio em diferentes ambientes e dá dicas sobre outros itens usados no momento da faxina!
Diferentes ambientes, diferentes modelos
Para ambientes internos, por exemplo, a recomendação é o uso da vassoura de pelo sintético. Isso porque, elas têm cerdas curtas e macias, sendo adequadas para pisos de madeira, laminados ou porcelanato. Inclusive alguns modelos já possuem a escova inclinada, auxiliando na limpeza dos cantos.
Por outro lado, a limpeza de ambientes externos requer o uso de vassouras de nylon. Elas possuem cerdas longas, são mais duras e são mais resistentes. Sua indicação é para varrer chãos rústicos, como cerâmica ou calçadas e podem ser usadas para esfregar bem a superfície.
Outros tipos de vassoura
Além das citadas acima, há ainda outras variações de vassoura encontradas no mercado como a piaçava e a mix. Veja as diferenças entre elas abaixo:
Piaçava: esse modelo também tem as cerdas mais duras e deve ser reservada para superfícies rústicas, que podem ser esfregadas sem riscar;
Mix: são aquelas que podem ser usadas tanto no ambiente interno, como no externo. As feitas de cerdas sintéticas médias são as mais indicadas.
Dicas para manutenção da vassoura
Segundo Roxane, além dos tipos de vassouras ideais para cada ambiente é importante se atentar também para os cuidados com o item. A limpeza das cerdas, para todos os tipos de vassouras, deve ser feita com água e sabão.
Além disso, outro ponto de alerta refere-se a maneira de secagem e como o item é guardado. Roxane recomenda que a vassoura seja guardada com a ponta do cabo para baixo, evitando o choque com outros objetos.
Outros utensílios aliados para a faxina
Quem gosta de fazer aquela faxina de respeito sabe que apesar de a vassoura ser protagonista, ela não é o único utensílio usado no momento. Por isso, aqui também vão dicas especiais para escolher esfregões, espanadeiras e rodos também.
Esfregões: o item, que possui esponja grande, é ideal para a limpeza de janelas e vidraças, assim como pisos e azulejos. Também é uma ótima escolha a fim de espalhar ceras líquidas de maneira uniforme. O cabo flexível do esfregão é outro aliado, pois auxilia na mobilidade durante o uso;
Espanadeiras: a cozinha é um dos cômodos que mais pedem atenção na hora da limpeza e, por isso, contar com o auxílio de produtos apropriados auxilia nessa organização. Uma espanadeira de cerdas sintéticas é o item ideal para limpezas rápidas de mesas e de balcões. Além disso, ela também pode ser utilizada em sofás e tapetes, outros objetos que merecem uma atenção maior;
Rodos: o utensílio é indispensável no momento da secagem de ambientes. Hoje, no mercado, existem diversos tamanhos de rodos. Os que contam com uma camada dupla de borracha são os indicados, inclusive, para auxiliar na fixação do pano de chão durante o processo de limpeza.
E aí, curtiu as dicas para escolher a melhor vassoura? Então aproveite e boa faxina!
Fonte: Roxane Rossi, diretora comercial da Vassouras Rossi