Sabe o preço da carne, o valor do combustível ou mesmo os juros do empréstimo? Tudo isso é influenciado por algumas variáveis econômicas, entre elas, a taxa Selic. A cada 45 dias, esse nome pinta nos noticiários, deixando muita gente em dúvida sobre o seu significado e sua influência na economia.
Sendo assim, se você quer entender um pouco mais sobre a taxa Selic, confira abaixo o que é e como ela impacta o seu dinheiro na prática:
O que é a taxa Selic?
Sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, a Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. E, por isso, ela influencia todas as taxas de juros do país, como as de empréstimos, financiamentos e investimentos.
Seu valor é definido a cada 45 dias pelo Copom (Comitê de Política Monetária), ligado ao Banco Central, que se baseia na atual situação econômica do país para decidir se irá aumentar, reduzir ou manter o nível da taxa. No último dia 25 deste mês, por exemplo, o comitê decidiu manter a taxa em 13,75%.
Assim, podemos dizer que o Banco Central:
Ao aumentar a Selic, pretende desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta;
E, ao baixar a Selic, busca estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.
O impacto da taxa no seu bolso
Os efeitos da Selic variam quando ela está alta ou baixa, mas basicamente se a taxa diminui, os bancos reduzem as taxas de juros, tornando o crédito mais barato. Contudo, a inflação tende a subir.
Por outro lado, quando a taxa Selic aumenta, as taxas de juros crescem e o crédito fica mais caro. Porém, a inflação desacelera, contribuindo com a redução ou estabilidade dos preços.
A taxa Selic pode aumentar ou reduzir a rentabilidade de investimentos – Foto: Shutterstock
Quais investimentos são afetados pela Selic?
Além de influenciar todas as outras taxas praticadas no país, a Selic também afeta a rentabilidade de diversos investimentos. Entre eles, estão:
Tesouro Direto (Tesouro Selic)
Este é um título público cuja rentabilidade está indexada à taxa Selic. Dessa forma, quando reduzida, também diminui a rentabilidade do título, e vice-versa.
Caderneta de Poupança
A Caderneta de Poupança, por sua vez, também sofre os efeitos de reajustes na taxa Selic, já que seu rendimento, por definição, está atrelado a ela. Desta forma:
Se a taxa estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + taxa Referencial;
Se a taxa estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + taxa Referencial
Renda Fixa
Mudanças na taxa Selic impactam também no CDI, um dos índices de rentabilidade mais usados por investimentos de Renda Fixa. Além disso, CDBs, LCIs, LCAs, LCs, que são os investimentos mais comuns que usam o CDI como indicador de rentabilidade, também tendem a ser afetados por esse cenário.