BC do Canadá desacelera alta de juros e temores de uma recessão aumentam

  • Post author:
  • Reading time:2 mins read
Chris Wattie/Reuters

Uma placa do lado de fora do prédio do Banco do Canadá em Ottawa, Ontário, Canadá

O Banco do Canadá anunciou um aumento da taxa de juros menor do que o esperado nesta quarta-feira e disse que está se aproximando do fim de sua campanha histórica de aperto monetário, uma vez que prevê que a economia do país desacelerará ao longo nos próximos três trimestres.

O banco central elevou sua taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 3,75%, decepcionando pedidos por outro ajuste de 0,75 ponto percentual. O Banco do Canadá elevou os custos dos empréstimos em 3,50 ponto percentual desde março, um de seus ciclos de aperto monetário mais rápidos de todos os tempos.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O quanto os juros ainda precisarão subir “vai depender de como a política monetária trabalha para desacelerar a demanda, como os desafios da oferta se resolvem e como a inflação e as expectativas de inflação respondem”, disse o presidente do banco central, Tiff Macklem, a repórteres em uma entrevista coletiva após a decisão.

“Nossa expectativa é de que a taxa básica precisará subir ainda mais. Isso pode significar outro aumento maior que o normal, pode significar que podemos passar para ajustes de 0,25 ponto percentual, de tamanho mais normal”, afirmou.

Recessão

Quando perguntado sobre se uma recessão era possível, ele disse: “Sim, um pouco -dois ou três trimestres- de crescimento ligeiramente negativo é tão provável quanto dois ou três trimestres de crescimento ligeiramente positivo. Não é uma contração severa, mas é uma desaceleração significativa.”

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

O post BC do Canadá desacelera alta de juros e temores de uma recessão aumentam apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário