A forma como se enxerga e se lida com o processo de envelhecimento mudou drasticamente nos últimos anos. E isso tem um motivo: as pessoas — sobretudo mulheres — cansaram de batalhar contra os cabelos grisalhos e de tentar aparentar uma idade que não têm. O objetivo agora é outro: envelhecer bem!
Como resultado para essa demanda, houve um boom de tratamentos de cabelo. Ou seja, hoje em dia é perfeitamente possível que cabelos grisalhos cresçam saudáveis, bonitos e brilhosos. Veja a seguir um pouco mais sobre os fios brancos e como cuidar bem deles:
Como surgem os cabelos grisalhos?
Segundo a Dra. Jaqueline Zmijevski, que é dermatologista, o aparecimento dos cabelos grisalhos tem a ver com a genética.
“O aparecimento dos fios brancos é definido geneticamente. Com o passar dos anos, os melanócitos, células presentes dentro de cada um dos folículos capilares, vão diminuindo a produção de melanina, pigmento que dá cor aos fios. Então, quando os melanócitos deixam de produzir pigmento, surgem os primeiros cabelos grisalhos, por volta dos 30 anos”, explica a especialista.
Ainda assim, vale lembrar que o processo natural de envelhecimento não é a única causa dos cabelos grisalhos. O uso de certos medicamentos, algumas doenças e deficiências também podem favorecer o surgimento precoce dos cabelos grisalhos.
“É fundamental consultar um médico especializado ao notar que os fios brancos estão aparecendo precocemente. Dessa forma, o profissional poderá realizar uma avaliação e identificar o motivo do embranquecimento dos fios, indicando em seguida o melhor tratamento para cada caso”, diz a dermatologista.
Fios brancos saudáveis: dicas fundamentais
De acordo com a especialista, cabelos grisalhos têm propriedades diferentes dos que ainda têm cor. Por isso, fios brancos são mais porosos, ressecados e suscetíveis aos danos causados pelo solar, além de amarelarem mais facilmente.
Nesse sentido, a fotoproteção é um dos cuidados mais importantes na hora de assumir os cabelos grisalhos de forma saudável. “É fundamental utilizar diariamente produtos que ofereçam proteção contra a radiação ultravioleta, já que o sol favorece o ressecamento e o amarelamento dos fios. Uma ótima opção para realizar esse cuidado são os leave-ins”, aconselha a Dra. Jaqueline.
Ela ainda acrescenta que, é essencial investir na hidratação para combater o ressecamento e conquistar fios macios e brilhosos. “Para hidratar os fios, aposte em máscaras específicas para grisalhos. Dê preferência para produtos formulados com ativos de alta propriedade hidratante e antioxidante”, recomenda.
Não arranque os fios
Mesmo que muitas pessoas ainda não se sentirem confortáveis em assumir de vez os cabelos grisalhos, saiba que a recomendação é: não arranque os fios brancos! E isso não tem nada a ver com superstições, viu?
“Apesar de a crença popular dizer que quando se arranca um fio branco nascem três no lugar, isso não passa de um mito. Arrancar os cabelos pode, na verdade, gerar uma inflamação ao redor do folículo, causando danos ao couro cabeludo e até mesmo áreas de falha”, alerta a Dra. Jaqueline.
Se desesperar e arrancar os cabelos grisalhos pode trazer danos ao couro cabeludo – Foto: Shutterstock
Fonte: Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pós-graduada em Medicina Estética e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB).