O sucesso de uma empresa depende de uma boa gestão. No entanto, para que você possa administrar seu negócio com eficiência, é fundamental buscar conhecimento e investir em ferramentas que contribuam com isso. Mas, não pense que é tão difícil assim se preparar para a vida de empreendedora, viu?
Empreender exige trabalho, dedicação, empenho e conhecimento – Foto: Shutterstock
A internet facilitou (e muito!) a forma como nos informamos, assim, é possível se capacitar sem sair de casa, muitas vezes, gratuitamente. Com isso, diversas instituições pelo país oferecem cursos de empreendedorismo online gratuitos e com direito a certificado. Confira alguns deles abaixo:
1. Empreendedorismo como opção de carreira
No curso “Empreendedorismo como opção de carreira”, do Sebrae, você aprende sobre as características de um empreendedor e como se planejar para abrir o seu próprio negócio.
O curso possui três horas de duração e pode ser concluído em até 15 dias após a liberação das aulas. Aliás, ao concluir o curso, é possível emitir um certificado digital.
2. Aprender a empreender
Com o curso “Aprender a empreender”, do Sebrae, você entenderá como funcionam as definições de mercado, o marketing aplicado no cotidiano, a apuração dos resultados em um negócio e, também, quais são as características comportamentais de um empreendedor.
O curso tem 16 horas de duração e é dividido em três módulos. O prazo de conclusão é de até 30 dias e após a finalização das aulas é possível emitir um certificado digital.
3. Como aumentar e gerenciar suas vendas
O curso “Como aumentar e gerenciar suas vendas”, da Endeavor, ensinará você a definir estratégias para melhorar o processo de vendas do seu negócio, acompanhar o ciclo de vendas, além de realizar a gestão dos seus vendedores. O curso tem quatro horas de duração e é dividido em três módulos.
4. Como se tornar um microempreendedor individual
O curso “Como se tornar um microempreendedor individual”, do Sebrae, ensina sobre os conceitos e critérios simplificados para a legalização e o tratamento tributário especial para o MEI. Entre elas estão, por exemplo, as vantagens da categoria e as atividades que entram no critério de microempreendedor individual.
O curso tem duas horas de duração e é dividido em dois módulos. Além disso, o prazo de conclusão é de até 15 dias e após a finalização das aulas é possível emitir um certificado digital.
5. Empreendedorismo e Inovação
O curso de “Empreendedorismo e Inovação”, da Fundação Bradesco, aborda conceitos importantes sobre a postura empreendedora, os processos de inovação e identificação de oportunidades, além das principais características de um plano de negócios.
O curso possui 12 horas de duração e é dividido em dois capítulos, com dois tópicos cada. Por fim, o prazo de conclusão é de até 60 dias e após a finalização das aulas é possível emitir um certificado digital.