Como fazer seu primeiro currículo

  • Post author:
  • Reading time:7 mins read

Seu primeiro currículo deve dar exemplos de como você aprendeu as habilidades profissionais exigidas pela vaga

Ao procurar o primeiro emprego, não é incomum se deparar com vagas que exigem certas habilidades ou experiências que você, como estudante ou recém-formado, só vai adquirir quando for contratado. Se esse for o seu caso, existem algumas dicas que você pode seguir para fazer um bom currículo e conseguir o primeiro emprego.

Procure uma vaga que tenha a ver com você

Para fazer um currículo, primeiro você precisa entender em qual vaga você está interessado.

Você deve saber exatamente o que está procurando para montar seu currículo especificamente para essa posição. Vá no LinkedIn ou em quadros de empregos e encontre de três a cinco vagas que te interessem.

Pense na estrutura

Agora que você encontrou algumas vagas interessantes, vamos discutir a estrutura do currículo. A maneira como você monta seu currículo pode fazer a diferença na forma como ele é visto.

A estrutura básica de um currículo é cabeçalho, resumo, habilidades, formação e experiência profissional. O cabeçalho deve incluir seu nome completo, email, número de telefone e endereço (incompleto, para proteger a sua privacidade). A foto é opcional e muitos processos seletivos hoje são feitos às cegas para evitar qualquer tipo de viés.

O resumo deve ser uma breve explicação de um parágrafo com suas habilidades, qualificações e experiência. A seção de habilidades deve incluir as características mais marcantes ​​que você possui. A parte de educação também deve incluir certificações, curso atual, turno do curso e previsão de conclusão. Por fim, a experiência deve conter cargos anteriores – você também pode descrever trabalhos voluntários, projetos e intercâmbios, por exemplo.

Acrescente informações quantitativas, não as suas responsabilidades em atividades anteriores, mas o que você de fato realizou para uma empresa ou em um projeto da escola.

Por exemplo, dizer “representante de classe” é muito vago. Em vez disso, você deve dizer: “representei uma classe de X alunos e fui responsável pela interlocução dos estudantes com a diretoria”.

Seja conciso

Os recrutadores têm pilhas de currículos em seu banco de dados. E, de acordo com o site de carreiras Ladders, o tempo médio de leitura de um currículo é de 7,4 segundos.

Seu currículo deve ter uma página, especialmente se você não tiver muitas experiências. Incluir muitas informações pode distrair o recrutador de entender como você pode agregar valor à posição. É importante que seu currículo seja construído com frases curtas começando com um verbo de ação – evite usar a palavra “eu”.

Foque no design

O currículo é a primeira impressão que você causa em um recrutador. Para se destacar, ele precisa ser visualmente atraente. Dependendo da sua área, o design também vai contribuir para contar a sua história. Mas cuidado para não exagerar. Fontes extravagantes, tabelas, colunas, caixas de texto, gráficos e muitas cores podem prejudicar a leitura do seu currículo e muitas vezes não são lidos pelos sistemas de rastreamento de candidatos usados pelos empregadores.

Na dúvida, recorra a um modelo padrão e use itálico, maiúsculas, negrito e marcadores para enfatizar pontos essenciais. Mantenha as letras legíveis, tamanho 12 e fontes padrão, como Arial e Times New Roman.

Leia também: Pesquisa da Havaianas mostra situação dos profissionais LGBTQIA+

Diga quem é você

Uma breve apresentação é sua oportunidade de entrar em mais detalhes sobre quem você é e aonde quer chegar. Você precisa explicar o que pode ganhar com a vaga e como a empresa pode ganhar em ter você.

Essa apresentação também é a abertura para explicar quaisquer lacunas ou inconsistências em seu currículo. Por exemplo, se você mudou de curso na faculdade ou desistiu por um semestre, pode explicar isso para o recrutador.

Personalize o currículo de acordo com a vaga

Um dos maiores erros que os jovens cometem ao buscar o primeiro emprego é montar um currículo e dispará-lo para diferentes vagas e empresas. Seu currículo precisa mostrar como suas habilidades e experiência (ainda que sejam poucas) se alinham com a vaga para a qual você está se candidatando.

Para isso, tente reproduzir palavras-chave mencionadas no anúncio de emprego. Isso também ajuda a garantir que o currículo passe por qualquer ferramenta de análise de currículo de inteligência artificial configurada para rastrear determinadas palavras-chave ou características.

O currículo deve estar alinhado com a descrição e os requisitos do trabalho. Remova experiências irrelevantes que não mostrem nenhuma das habilidades necessárias para a função, porque isso servirá apenas como uma distração de suas habilidades.

Promova suas qualidades

Se você não tem muita experiência, seu currículo deve refletir exemplos de como você aprendeu habilidades profissionais – como comunicação, pontualidade, honestidade, motivação e outras características que revelam sua qualidade como pessoa e candidato.

Se você ainda não teve passagens pelo mercado formal, acrescente atividades que podem ter te ensinado alguma habilidade importante e que deem uma ideia de quem você é. Por exemplo, praticar um esporte pode ensinar sobre disciplina. Vender algum produto pode trazer ensinamentos de finanças. Gerenciar uma página de rede social traz habilidades de marketing digital, tão importantes hoje.

Sempre que possível, você também deve incluir números para destacar como suas conquistas podem agregar valor à empresa. Por exemplo, dizer que você gerenciou a página do Instagram para uma determinada marca ou cliente e aumentou a contagem de seguidores em X%, de Y para Z.

Mantenha seu LinkedIn atualizado

Você pode indicar ou linkar seu LinkedIn no currículo, mas mesmo se não fizer isso, o recrutador pode buscar seu perfil. Por isso, mantenha seu LinkedIn atualizado e com uma boa introdução, já que essa é a primeira coisa que um recrutador vai reparar em sua página.

Certifique-se de que sua foto de perfil seja recente e que você esteja em trajes profissionais.

Não esqueça de adicionar habilidades, essa é a maneira mais fácil de os empregadores entenderem seu histórico e como ele se encaixa nas necessidades deles. Se possível, tente fazer com que seus colegas, chefe ou qualquer outra pessoa que conheça seu trabalho endossem essas habilidades.

Revise, revise e revise

Pode parecer óbvio, mas sempre revise seu currículo e verifique se não há erros de ortografia ou gramática.

Esse tipo de erro mostra que o candidato não levou o processo a sério e não está totalmente comprometido. Também é interessante pedir para uma segunda pessoa revisar antes de clicar em enviar.

Não desanime!

O sonhado start na carreira pode não vir da noite para o dia. Se você não receber feedback da empresa, não desanime. Continue enviando seu currículo e se mantenha aberto para novas oportunidades. Enquanto elas não surgem, foque em melhorar seu currículo somando mais experiências e habilidades.

 

O post Como fazer seu primeiro currículo apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário