O Banco Central comunicou ontem (16) a ocorrência de um incidente com possível vazamento de dados pessoais vinculados a 137.285 chaves Pix que estavam sob a responsabilidade do aplicativo Abastece Aí, do grupo Ipiranga.
De acordo com o BC, entre os dados potencialmente expostos estão nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número de conta. A ocorrência foi observada entre 1º de julho e 14 de setembro deste ano.
Nota da autoridade monetária afirma que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, disse.
Procurada, a Abastece Aí informou que bloqueou as atividades suspeitas após o incidente, ressaltando que os dados vazados não são sigilosos e não permitem movimentação de recursos.
“A empresa reforça que todas as medidas cabíveis a essa investigação já estão sendo tomadas”, disse.
Pessoas que tiveram seus dados obtidos a partir do vazamento serão notificadas, segundo o BC, por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição de relacionamento. De acordo com a nota, o BC adotou ações necessárias para a apuração do caso e aplicará sanções previstas na regulação vigente.
Este foi o quarto incidente reportado pelo Banco Central desde agosto de 2021. Ao todo, os vazamentos envolveram dados de 714 mil chaves Pix.
O post BC registra vazamento de dados de 137,3 mil chaves Pix em app do posto Ipiranga apareceu primeiro em Forbes Brasil.