Submeter-se a uma dieta restritiva para, logo depois, engordar pode ser bastante frustrante. No entanto, isso não é incomum, sabia? E ganhar esses quilos a mais após o emagrecimento tem até nome: é o efeito sanfona!
Assim, a ligação desse conceito com as dietas alimentares de maior restrição está justamente em cortar o carboidrato – proposta da maioria desses cardápios. Segundo o médico Walid Nabil Ourabi, especialista em emagrecimento, esse corte causa uma falsa impressão de ter emagrecido, quando, na verdade, aquele peso perdido não foi gordura, mas apenas água.
“Isso acontece porque, quando retiramos os carboidratos, acabamos retirando também todo o estoque de nitrogênio dos músculos, que se expele em água e, assim, perde-se peso”, explica o profissional.
Manter a constância na alimentação saudável ajuda a evitar o efeito sanfona (Crédito: Shutterstock)
Desse modo, quando você se permite sair um pouco daquela rotina alimentar e come algo diferente, como um churrasco no sábado a tarde ou até um café da manhã mais reforçado no domingo, tem aquela sensação que ganhou todo o peso perdido ao longo da semana.
“Depois de uma semana útil em dieta restritiva, quando há ingestão de carboidratos, o corpo voltar a puxar água para dentro do músculo — aquela expelida nos dias anteriores. Assim, naturalmente, o peso aumenta”, considera Walid.
Evitando o efeito sanfona
Portanto, para evitar essa frustração comum do efeito sanfona, o especialista deixa algumas dicas:
Não corte totalmente o carboidrato – nem mesmo nos finais de semana;Não saia da dieta em dias de descanso;Ao se deparar com os quilos a mais, lembre que aquilo é apenas água e continue com os hábitos saudáveis;Antes de fazer uma dieta, consulte um profissional no assunto.
Gostou das dicas? Então, confira mais sobre o assunto no vídeo a seguir:
Fonte: Walid Nabil Ourabi, especialista em emagrecimento e medicina esportiva.