Em linha com os futuros de Wall Street, o Ibovespa iniciou a sessão de hoje (13) em queda de 1,39%, aos 111.833 pontos, após a divulgação dos dados de inflação dos Estados Unidos. Por volta das 10h20 (horário de Brasília), apenas cinco ações do principal índice da Bolsa brasileira operavam em alta.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,1% em agosto, após ficar inalterado em julho, informou o Departamento do Trabalho nesta manhã. A expectativa do mercado era de uma queda de 0,1%.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Nos 12 meses até agosto, o CPI aumentou 8,3%, em uma desaceleração em relação à alta de 8,5% em julho. O CPI anual atingiu um pico de 9,1% em junho, que foi o maior avanço desde novembro de 1981.
O dado dá cobertura para o Federal Reserve (banco central norte-americano) entregar outro forte aumento da taxa de juros na quarta-feira da semana que vem. O presidente do Fed, Jerome Powell, reiterou recentemente que o BC estava “fortemente comprometido” com o combate à inflação.
Em Wall Street os índices futuros viraram para queda após a divulgação da inflação norte-americana. O Dow Jones passou a operar com desvalorização de 1,75%, aos 31.929 pontos, o S&P 500 e o Nasdaq perdiam 2,26%, aos 4.035 pontos, e -2,92%, aos 12.448 pontos, respectivamente.
Juros mais altos na maior economia do mundo, além de redirecionarem recursos para o seguro mercado de renda fixa norte-americano, penalizando ativos mais arriscados, também têm levantado temores de recessão.
Para Fabio Fares, especialista em análise macro da Quantzed, além do Fed realizar uma alta de 0,75 ponto percentual nos juros na semana que vem, o mercado também irá apostar em mais uma alta da mesma magnitude em novembro, levando os juros para o fim do ano entre 4,25% e 4,5%.
“Essa inflação está se mostrando muito mais persistente do que o Federal Reserve imaginava e o Powell já havia afirmado que eles seguem firmes com o objetivo de controlar a inflação”, diz o especialista.
Na esteira dos dados, o dólar reverteu as perdas do início da sessão e passou a operar em alta de 2,10% contra o real, a R$ 5,2035.
Na Ásia, as Bolsas encerraram o dia majoritariamente em alta, com exceção de Hong Kong, já que o Hang Seng recuou 0,18%.
Em Taiwan, no entanto, o Taiex subiu 0,59%. O Xangai terminou o dia praticamente estável, com variação positiva de 0,05% e o Shenzhen, subiu 0,18%. Em Tóquio, o Nikkei fechou com valorização de 0,25% e, em Seul, o Kospi registrou ganho de 2,74%.
No cenário interno, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que o volume do setor de serviços do Brasil cresceu acima do esperado por analistas em julho, no terceiro mês seguido de avanço sobre o mês anterior.
O setor cresceu 1,1% em julho em relação a junho, na série com ajuste sazonal, e teve alta de 6,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços.
Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022
(Com Reuters)
O post Ibovespa abre em queda de 1% após dados de inflação nos EUA apareceu primeiro em Forbes Brasil.