A semana começa com eventos gratuitos pelo país em homenagem ao Dia da Amazônia, celebrado nesta segunda-feira (05). Mas, nós, do Alto Astral, destacamos dois que você precisa conferir de perto: uma exibição especial do documentário “O Território”, além de uma mostra de curtas-metragens relacionadas à Amazônia. Ficou curioso? Então, veja os detalhes abaixo:
Exibição especial de “O Território”
Do diretor Alex Pritz, “O Território”, que estreia nos cinemas no dia 8 de setembro, terá sessões antecipadas em 15 cidades brasileiras no Dia da Amazônia. Assim, são elas: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Macapá (AP), Manaus (AM), Distrito Federal (DF), Belo Horizonte (MG), Natal (RN), Maceió (AL), Recife (PE), Jundiaí (SP), Belém (PA), Ananindeua (PA), Marabá (PA) e Florianópolis (SC).
Cena de “O Território” – (Crédito: Divulgação)
O documentário, vencedor de diversos prêmios internacionais, como o Festival de Sundance, o maior de cinema independente do mundo, mostra a luta incansável do povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau contra o desmatamento invasor trazido por agricultores e colonos ilegais.
Produzido pelo cineasta Darren Aronofsky, e por Sigrid Dyekjær, Will N. Miller, Lizzie Gillett e o brasileiro Gabriel Uchida, com produção executiva da ativista Txai Suruí, o filme apresenta, portanto, “uma realidade que precisa ser exposta”, diz Alex Pritz.
Parcialmente filmado pelo povo Uru-Eu-Wau-Wau, a obra se baseia em imagens reais capturadas ao longo de três anos, enquanto a comunidade arrisca suas vidas para montar sua própria equipe de mídia na esperança de expor a verdade.
“Todo barulho que estamos conseguindo fazer com o filme mostra que estamos superando uma herança de apagamento e marginalização. Nós já estávamos registrando nossa vida e nosso cotidiano para nos preservar, e agora estamos fazendo estas imagens e essa história chegarem a lugares que nem imaginávamos poder alcançar”
Declara Bitaté Uru-eu-wau-wau, o jovem líder do Uru-eu-wau-wau em “O Território”.
Mostra Amazônia em Telas
Outra opção de passeio é no Espaço Priceless, conjunto gastronômico localizado no Rooftop do Shopping Light, no centro de São Paulo, que recebe, nesse Dia da Amazônia, uma edição especial da Mostra Amazônia em Telas.
Dessa forma, o local exibirá gratuitamente três curtas-metragens do 5º Festival de Cinema das Periferias e Comunidades Tradicionais da Amazônia, parte da programação da Virada Cultural Amazônia de Pé: “Maranhão – Meu mangue, meu sangue”, “Terra Firme – Terra de Gente Firme” e “Santarém – Cantídio: a resistência de Maicá”.
Agora, se você curte mais fotografia, O Ateví, área cultural do Espaço Priceless, conta com uma projeção de fotos, de Claus Lehmann, da expedição à Amazônia realizada pelo chef Onildo Rocha e os embaixadores do conjunto. Faça uma visita!