Quando é necessário fazer a reforma de casa, sempre surge aquele receio de que os custos sejam altos demais, não é mesmo? Esse é, inclusive, o principal motivo por trás do adiamento de reformas necessárias em boa parte dos lares.
Mas você sabia que é possível diminuir esse custo a partir de algumas escolhas durante as diferentes etapas da reforma? Confira a seguir algumas dicas de Marcia Masson, especialista na área de construção civil, para reformar sem gastar muito:
Pintura
Primeiramente, em relação à pintura de paredes, a economia já começa antes mesmo da compra das tintas. Isso porque, se você tomar bastante cuidado no processo de reparação da parede que vem antes da pintura, a superfície ficará mais aderente. Com isso, você vai precisar de menos tinta para cobrir tudo e, consequentemente, gastará menos com esse material.
Tenha bastante atenção aos processos pré-pintura, como limpeza, o momento de lixar as paredes e a aplicação de uma solução seladora nas superfícies.
Já na hora de comprar a tinta, atente-se para a sua classificação, que pode ser “econômica”, “standard” ou “premium”. De acordo com a especialista, muitas vezes a “standard” é a que oferece um melhor custo-benefício.
Outra ideia para gastar menos com as paredes na reforma de casa é apostar no cimento queimado para dar aquele toque decorativo nas paredes. Afinal de contas, dá um ar bem moderno à decoração e ainda fica mais em conta.
A escolha das tintas para a reforma de casa pode tornar o processo mais barato (Imagem: Shutterstock)
Piso sobre piso
Outra dica de Marcia para uma reforma de casa mais em conta, é que, se você mora no local da reforma, pode ser uma boa ideia recorrer a uma argamassa colante de piso sobre piso. Usando esse produto, você não vai precisar retirar o piso antigo na reforma, evitando assim custos maiores com a mão de obra.
Iluminação
Em relação à iluminação da casa, o mais importante é entender quais lâmpadas funcionam bem para suas necessidades e, principalmente, sem pesar no bolso. Uma dica nesse sentido são as lâmpadas de plafons e led, que garantem economia de energia, têm um bom custo-benefício e contribuem para a estética do ambiente.
Hidráulica
Por fim, em uma reforma de casa, também dá para economizar no planejamento do sistema hidráulico. Segundo a especialista, é importante que a área de serviço, cozinha e banheiro estejam próximos. Assim você aproveita as prumadas e as conexões hidráulicas, evitando novos gastos.
Nos banheiros opte pela caixa acoplada em vez das válvulas de descarga de parede. Isso porque, mesmo que o custo da louça seja maior, há menos gastos com a instalação. Além disso, investir em um sistema de descarga com duas opções de acionamento também é bom para garantir economia de água e dinheiro.
Já na cozinha, usar a torneira com filtro de água otimiza espaço e elimina a necessidade de comprar galões e/ou filtros de barro. Os aquecedores elétricos também podem ser opções econômicas, já que evitam os gastos com a instalação de tubulação de água quente.
Fonte: Marcia Masson, diretora de categorias da Tul, startup de construção civil.