Foi um ano tímido para o mercado financeiro e para economia dentro e fora do Brasil e assim foi para os bilionários brasileiros.
A lista da Forbes de 2022 tem 290 nomes e mostra que o patrimônio dos afortunados do país foi fortemente impactado pela erosão de cotações que atingiu a maior parte das companhias nacionais negociadas em Bolsa.
A queda no valor de mercado das empresas abertas nos últimos meses tirou 26 nomes da lista deste ano. Outros três deixaram a liga dos bilionários solo para se juntarem às suas famílias.
Leia mais: Elon Musk é a pessoa mais rica do mundo; veja o ranking dos bilionários mundiais da Forbes de 2022
Outro fator foi a severa estiagem de ofertas públicas na Bolsa brasileira neste ano: depois de um número recorde de 46 IPOs em 2021, nenhuma empresa se aventurou a abrir o capital no Brasil neste ano. Dezenas de processos foram pausados ou cancelados devido às condições desfavoráveis de mercado. Com isso, o número de novos bilionários de 2022 foi o menor da história da lista brasileira: apenas sete brasileiros se juntaram ao time neste ano.
O cenário econômico e financeiro também se manifestou na variação do patrimônio dos brasileiros mais ricos: cerca de 75% das fortunas apresentaram decréscimo neste ano, devido à cotação das ações de suas companhias na data de corte da lista, no final de maio. Foi o pior desempenho médio desde a primeira edição da versão brasileira da lista da Forbes, há dez anos.
O post Lista da Forbes: os 10 maiores bilionários do Brasil apareceu primeiro em Forbes Brasil.