Relembre quatro lançamentos icônicos do iPhone

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read

Steve Jobs apresenta a primeira geração do iPhone, em 2007

Na próxima semana, a Apple apresentará suas novidades para 2022. Serão vários lançamentos no dia 7 de setembro, dentre eles o do tão esperado iPhone 14. O novo modelo do smartphone será apresentado ao mundo em um contexto de, naturalmente, muita expectativa, mas, sobretudo, na esteira da pandemia, quando a produção de eletrônicos ficou comprometida em todo o mundo, gerando, inclusive, a crise dos semicondutores.

Leia mais: O que esperar do evento da Apple além do iPhone 14

Em outubro do ano passado, por exemplo, Tim Cook, CEO da Apple, admitiu que, em função da falta de chips, a entrega de mais de 10 milhões de iPhones 13 estaria comprometida. A perspectiva para o iPhone 14 é mais otimista. Para que isso não ocorra, inclusive, a Apple já colocou em ação um plano que diversifica seu portfólio de fornecedores e amplia as parcerias para impedir atrasos ou frustrações dos consumidores.

Quem divulgou a informação foi Ming-Chi Kuo, analista de mercado especializado em tecnologia. De acordo com Tim Cook, o terceiro trimestre registrou “restrições de oferta maiores do que o esperado”, bem como interrupções ligadas à pandemia no Sudeste Asiático. “Estamos fazendo tudo o que podemos para obter mais (chips) e aplicando contingências estratégicas para garantir que avancemos o mais rápido possível”, disse Cook.

Veja abaixo cinco lançamentos icônicos do iPhone:

2007
iPhone
O iPhone é apresentado ao mundo
Ao apresentar o minicomputador de bolso com tela sensível ao toque, em junho de 2007, Steve Jobs não mostrava ao mundo só mais um aparelho eletrônico, mas, mudava para sempre a maneira como as pessoas se comunicavam, consumiam e viviam. O mais emblemático lançamento do iPhone foi sua estreia.

gettyimages-JustinSullivan

A morte de Steve Jobs
Em outubro de 2011, Jobs morreu aos 56 anos, após uma batalha de sete anos contra um câncer de pâncreas. Ele havia deixado o cargo de CEO da Apple dois meses antes, entregando as rédeas ao então diretor de operações, Tim Cook.
Jobs lançou a empresa com o amigo do ensino médio Stephen Wozniak em uma garagem do Vale do Silício em 1976. Ele saiu em 1985, mas voltou em 1997 e passou os anos seguintes revitalizando a empresa, primeiro lançando o iPod em 2001 e depois o iPhone em 2007 –e ganhando a reputação de um visionário em tecnologia. Quando morreu, a capitalização de mercado da Apple ultrapassava US$ 350 bilhões. Jobs deixou suas três filhas, um filho e sua esposa, Laurene Powell-Jobs. Sua viúva é agora a 42ª pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio líquido de US 23,8 bilhões, tendo herdado de Jobs ações da Apple e da Disney.

2010
iPhone 4
Nem só de acertos vive a Apple
O ano de 2010 e o lançamento do iPhone 4 ficou marcado por uma crise. Um problema de design do aparelho fez surgir vários outros bugs que impediam as chamadas, por exemplo. A situação chegou a ser batizada de Antennagate e forçou Steve Jobs a voltar de suas férias para se pronunciar sobre os problemas.

2011
iPhone 4S
O vazio deixado por Steve Jobs
O lançamento do iPhone 4S ocorreu um dia antes da morte de Steve Jobs. Foi a primeira vez que ele não participou de uma apresentação do device e a primeira vez que Tim Cook, atual CEO, abriu o evento da Apple.

2017
iPhone X
Versão comemorativa
Para celebrar os dez anos do iPhone, a Apple lançou, em 2017, o iPhone X. O modelo chegou a ser chamado de o iPhone mais potente até então. Além disso, desde 2014, a empresa não alterava de forma significativa seu design. O modelo também foi uma homenagem a Steve Jobs, que faleceu em 2011.

O post Relembre quatro lançamentos icônicos do iPhone apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário