Seis sinais de que sua entrevista de emprego não vai dar match

  • Post author:
  • Reading time:6 mins read
SDI Productions/Getty Images

Observe estas bandeiras vermelhas quando estiver apaixonado por uma vaga e não pensar de forma clara na entrevista de emprego

Você começa a namorar com grandes esperanças de que aquela será “a pessoa”. Mas, em seu desejo de encontrar um parceiro, você pode ignorar os sinais de alerta óbvios.

De muitas maneiras, o processo de entrevista de emprego é parecido com um namoro. Você está apaixonado pela empresa, deseja trabalhar lá e faria qualquer coisa para conseguir o cargo. Em sua busca, você encontra desculpas para justificar como a empresa tratou você.

Aqui, algumas bandeiras vermelhas a serem observadas quando você está apaixonado por uma vaga, cego pela oportunidade e não está pensando de forma clara e crítica.

Sinais de alerta no job description

A primeira introdução à empresa começa com a descrição do trabalho. Como qualquer relacionamento iniciante, você merece honestidade e transparência. A lista de empregos deve fornecer todos os requisitos, responsabilidades e remuneração relevantes. O anúncio precisa divulgar se a função é remota, híbrida ou no escritório.

Expectativas claras devem ser estabelecidas para que você possa tomar uma decisão informada sobre se é o ajuste certo. Quando a descrição do trabalho lista de 10 a 20 pontos exigindo que você possua todas as habilidades e experiências citadas de forma irreal, exige que você faça muitas tarefas e a remuneração não é compatível com o trabalho envolvido, é um sinal de alerta.

A empresa e sua gerência podem ter expectativas irreais sobre quais experiências os candidatos devem possuir e não dedicar tempo ou esforço para definir o preço do salário corretamente para garantir que ele seja competitivo com o que outras empresas no mesmo espaço oferecem. Esses assuntos prenunciam problemas futuros, se você finalmente ingressar na empresa.

O tratamento na hora de marcar a entrevista

Fique atento a como os entrevistadores organizam as reuniões. A coisa educada a fazer seria perguntar quais dias e horários funcionam melhor para você. Se você fornecer várias opções, mas o supervisor exigir com força que você esteja disponível para os horários que forem mais convenientes para ele, isso mostra que ele não tem empatia e pode ser um pouco valentão.

Para gerenciar as expectativas, a empresa deve estabelecer o número de entrevistas, quanto tempo o processo levará e fornecer os nomes e cargos das pessoas que você conhecerá. Ao oferecer essas informações, você saberá o que esperar e poderá fazer a lição de casa sobre as pessoas com quem conversará. Se a empresa não oferecer essas informações e interromper a comunicação durante o processo de contratação, deixando de fornecer feedback e ignorando você por meses a fio, é uma bandeira vermelha flagrante.

O recrutador não é exatamente delicado

Preste atenção à maneira como eles o tratam nas entrevistas de emprego. O gerente de contratação deve oferecer uma introdução calorosa, participar de uma conversa educada e perguntar como você está. Deve seguir-se uma conversa natural e fluida.

Se o profissional de recursos humanos ou o gerente de contratação parecer frio e clínico e tratar a entrevista como um interrogatório, você precisa ter cuidado. Ouça atentamente o tom do entrevistador. O chefe em potencial fala com você ou descarta suas perguntas? O chefe parece arrogante e desagradável durante a conversa, falando sobre você?

Quando o entrevistador chegar atrasado sem pedir desculpas, anote. Se a pessoa se deparar despreparada ou como se não tivesse lido todo o seu currículo, verifique seu perfil no LinkedIn ou faça qualquer diligência para aprender sobre você e seu histórico, é problemático.

Como as demissões, o congelamento de contratações e as rescisões de empregos estão se tornando mais comuns, as pessoas envolvidas na contratação devem informar o que está acontecendo com a organização. Eles devem aconselhá-lo honestamente se houver uma chance de você ser demitido se a economia piorar. Pergunte se eles acrescentariam que sua oferta de emprego não será rescindida no contrato de trabalho. Pergunte se houve downsizings recentes. Se sim, como eles foram tratados? Se os entrevistadores tentam dançar em torno do assunto, não é um bom sinal para o início de um relacionamento de respeito mútuo.

Falta de contato com a realidade

Muitas vezes, os gerentes estão fora de contato com o mercado de trabalho. Não possuem dados atualizados sobre remuneração. Eles não sabem o quão quente é um setor. Os maus chefes geralmente não são intelectualmente curiosos o suficiente para determinar quantas pessoas possuem as experiências necessárias para o trabalho.
Eles apenas assumem que muitas pessoas adorariam o papel e o aceitariam por um salário menor do que os padrões da indústria. Em vez de encontrar fontes que possam fornecer informações confiáveis ​​do mundo real, eles pensam de forma beligerante e arrogante que sabem o que é melhor e descartam qualquer informação que contradiga suas suposições incorretas.

Medo de tomar uma decisão

Ultimamente, o processo de entrevista de emprego se estendeu para três a seis meses. Você é obrigado a se reunir com até 10 pessoas. Muitos dos envolvidos estão tangencialmente envolvidos com o que você faria na empresa, mas são puxados para o processo de qualquer maneira. Isso acontece porque o gerente de contratação não tem confiança em seu próprio processo de tomada de decisão e precisa que os outros validem sua escolha em um candidato.

Clareza na oferta

Como eles lidam com a oferta de emprego quando você chega ao estágio de oferta? Normalmente, uma empresa o avaliará com antecedência para encontrar a compensação desejada e oferecer um pacote de remuneração que atenda ou exceda sua solicitação.

A empresa deve ter um número justo em mente e compartilhar o intervalo de antemão para que não haja mal-entendidos e todos estejam na mesma página. Após seis meses de entrevistas, conhecer 10 pessoas e o gerente fazer uma oferta muito abaixo das suas expectativas, é um óbvio mau sinal. Pode ser o estilo de negociação deles, mas eles provavelmente estão tentando enganar e enganar você sobre o que você vale.

Fuja

Se você sentir esses e outros sinais relacionados, considere fazer um passe e passar para outra oportunidade. Você vai acabar se sentindo abusado, esquecido e maltratado. Eu entendo que você ama a empresa, mas será um relacionamento de mão única.

Existem muitos outros ótimos empregos, empresas e gerentes por aí. Você deve a si mesmo continuar procurando até encontrar a combinação certa.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

O post Seis sinais de que sua entrevista de emprego não vai dar match apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário