C-Suite: VP da Pague Menos leva bagagem em finanças para customer experience

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Renato Camargo teve experiência em rodadas de investimento em startups e leva a experiência de agilidade para a nova cadeira.

A experiência com startups fez com que Renato Camargo, novo vice-presidente de customer experience da Pague Menos, entendesse melhor as demandas do cliente. A metodologia ágil é um dos aprendizados que ele leva para atuar na varejista de saúde. 

Nesta semana, o C-Suite traz também movimentações entre o setor automotivo, empresas de tecnologia e varejo. Mariano Perez é o novo general manager da Motul no Brasil. A Johnson & Johnson consumer health anunciou Heloisa Glad como VP comercial e managing director do Brasil. Amanda Camasmie, André Assenço e Gustavo Schaper saem da Syngenta para integrar a equipe da startup Terra Magna.

 

Forbes: Você já passou pela transformação digital de empresas como o Grupo Pão de Açúcar e por algumas startups. Como essas experiências se encaixam com a sua nova cadeira?

Renato Camargo: Cada uma das empresas por que passei foi diferente e me rendeu experiências muito bacanas. No GPA, lançamos o Pão de Açúcar Mais, que é basicamente o ponto de contato principal com o cliente. Ter feito isso no varejo alimentar, que é tão tradicional, me deu uma grande bagagem para suscitar discussões sobre a jornada do cliente dentro de um mercado padrão que é o varejo, especialmente alimentar. 

F: Você também é investidor. O que você leva dos investimentos para o customer experience?

RC: No Recarga Pay, passei pelas rodadas de investimento e participei ativamente delas. Tornei-me investidor anjo por conta disso. Hoje invisto em quatro startups e tenho duas teses. Já investi em várias, mas tenho uma conexão forte com essas duas. Eu sou vegano, então eu invisto empresas vegetarianas e veganas. Também sou apaixonado por pets então invisto no mercado pet. Ambos estão crescendo muito. O que aprendi com investimentos no Recarga Pay me trouxe a experiência de pôr a mão na massa, além da qualidade das decisões e do fluxo delas, o que ressalta o conhecimento de hoje.

F: O que as startups podem ensinar para quem trabalha com experiência do cliente?

RC: O ritmo de crescimento das startups faz com que elas não tenham medo do erro. Você se permite errar, mas se permite corrigir o erro mais rápido ainda. Com essa experiência, você aprende a acelerar o que deu certo. As startups também têm um foco muito grande na jornada do cliente. E essa é a bagagem que estou levando para a Pague Menos, uma companhia de 41 anos que já mudou bastante.  

 

FB: Quais práticas você recomenda para quem está seguindo carreira nessa área?

RC: Foco no cliente. Até costumo orientar meu time para irmos para a loja. Vamos ver o que está acontecendo. Vamos para o serviço de atendimento ao cliente, vamos escutá-los. Vamos ler as redes sociais. É fundamental que  isso aconteça quando você trabalha com o cliente. Você tem que entender o que o cliente vai acompanhar. Tem que ter uma unidade. Uma outra prática é trabalhar de maneira ágil. E também, ter resiliência. Para nós, que trabalhamos com varejo, é muito importante. 











 

O post C-Suite: VP da Pague Menos leva bagagem em finanças para customer experience apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário