Conquistas, habilidades e objetivos fazem parte de um bom currículo, a porta de entrada para oportunidades de carreira. Ao fazer uma transição de área, as experiências anteriores e a determinação em aprender são fatores que saltarão aos olhos dos recrutadores. “Um bom currículo nunca deve estar pronto. A pessoa deve refazê-lo a cada nova missão”, diz Elza Veloso, coordenadora do núcleo PROGEP (Programa de Estudos em Gestão de Pessoas) da FIA Business School.
Ao se candidatar para uma vaga em que você ainda não tem experiência, as habilidades do dia a dia somam mais pontos. Veloso propõe o exercício de listar atividades dentro da área atual que serão diferenciais no cargo pretendido. “Em um primeiro olhar, pode parecer que as áreas de uma organização não têm nada a ver uma com a outra. Porém, uma empresa é orgânica e essas áreas têm pontos de convergência.”
LEIA TAMBÉM: O currículo ideal, segundo as recrutadoras do Google
Aqui, uma seleção dos conselhos da especialista para destacar pontos positivos de experiências anteriores e que podem ser úteis na nova carreira.
Seja observador
Para escolher habilidades em comum com a nova área pense em diferenciais que outras pessoas da sua área atual não teriam. “Lembre-se, entre todas as atividades, o que você desenvolveu e que terá maior afinidade com a área que está buscando”, diz Veloso.
Trabalhe seu potencial
Destaque esforços que mostrem que você está se preparando para atuar na nova área. “Mesmo que esteja em um curso ainda em andamento, coloque-o na sua formação e mostre a sua disposição”, diz Veloso.
Leia também: Inscreva-se na seleção para a lista Under 30 2022
Liste funções que podem ajudar na nova área
Elencar todas as movimentações dentro de uma empresa é mais importante do que uma lista de lugares por onde você passou. “Os recrutadores observarão seu potencial. Ter uma perspectiva da movimentação de um candidato no passado pode mostrar que ele está disposto a buscar coisas novas”, diz. Mesmo que você tenha ficado em uma mesma função por muitos anos, tente mostrar dinamismo durante o período.
Organize o visual do currículo
Habilidades em diversas áreas são importantes, mas coloque em primeiro lugar cursos, especializações e experiências que se ligam diretamente com a área de interesse. Entre a graduação na área atual e um curso incompleto para a vaga pretendida, priorize o curso.. “Escreva sempre em primeiro lugar o que tem a ver com a área que você almeja e dê todos os detalhes”, diz Veloso.
O post Como fazer o currículo ideal para mudar de carreira apareceu primeiro em Forbes Brasil.