Ana Melo, executiva que lidera a área de diversidade e inclusão da corretora XP, estava feliz da vida quando compartilhou em seu perfil no Instagram um breve encontro com o ídolo Lewis Hamilton, no momento em que ele chegava a São Paulo participar do VTex Day, da evento da empresa de comércio eletrônico.
LEIA TAMBÉM: Ana Melo, head de D&I da XP: “A diversidade nos provoca a pensar diferente”
No dia seguinte, ao dar uma olhada na caixinha de perguntas dos stories, se deparou com a pergunta: “Você acha que isso é postura de uma executiva?”
Ana aproveitou o comentário para rebater os padrões com os quais têm que lidar constantemente. “Que padrão é esse que estabelecemos que uma pessoa que tem relevância em uma empresa não pode ser a mesma pessoa que grita para o seu ídolo na grade?”, disse. “Eu poderia dizer que não é esse tipo de comportamento que determina a minha competência, mas eu acho que são as coisas que a gente gosta de fazer é que nos trazem energia e nos fazem trabalhar com mais felicidade. Eu só avancei na minha carreira quando lembrei de ser eu mesma.”
Ana tem uma trajetória fora dos padrões e lembrou no vídeo gravado que já tentou mudar seu jeito de ser para encaixar-se em alguns parâmetros. Começou na XP ocupando um cargo administrativo sem grande importância e, em pouco tempo, notou que precisava mudar a postura da empresa em relação à diversidade.
Preta, periférica e PcD, a executiva incentivou a criação de programas para que os grupos minorizados dos quais faz parte tivessem espaço para crescer. na companhia “A mesma pessoa que tem uma responsabilidade enorme para conduzir na XP é a que desmaia no show da Beyoncé. Sou mais feliz porque misturo tudo o tempo todo. A Ana é uma só.
O post “Isso é postura de uma executiva?”. Head da XP responde a críticas por tietar Hamilton apareceu primeiro em Forbes Brasil.