Filho de Deus, já aviso que o tema de hoje não é para os fracos. Se você não possuir força suficiente, não fique, pois falaremos de tempos e de modos verbais.
Mãos à obra: se eu RETER ou se eu RETIVER? Para chegar à resposta, é preciso conjugar o verbo em questão na 3a pessoa do plural do pretérito perfeito e retirar a terminação -AM. Comecemos: eu retive, tu retiveste, ele reteve, nós retivemos, vós retivestes, eles RETIVERAM. Jogamos o “AM” fora e bingo! Se eu RETIVER.
Agora, VER, no sentido de enxergar: se eu VER ou se eu VIR João? Recorramos, então, ao pretérito perfeito. Eu vi, tu viste, ele viu, nós vimos, vós vistes, eles VIRAM. Retiramos a terminação -AM do VIRAM e temos o quê? VIR! Se eu VIR.
VEJA TAMBÉM: No ponto: Vontade de ficar à toa ou à-toa?
Tente sozinho antes de ler a resposta, O.k.? Como ficaria? Se eu VIR ou se eu VIER ao parque? Pretérito perfeito: eu vim, tu vieste, ele veio, nós viemos, vós viestes, eles VIERAM. Cortamos a terminação -AM e temos VIER. Se eu VIER ao parque.
Ufa! Você chegou ao fim. Prova de força, das brabas. Parabéns, filho de Deus.
Até semana que vem.
Cíntia Chagas é uma professora que sempre leva humor e conhecimento ao público. Escritora de dois best-sellers da editora HarperCollins, ela coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra. Palestrante e instagrammer, provou que irreverência, humor e educação podem e devem andar juntos.
O post No Ponto: Se eu RETER ou se eu RETIVER? apareceu primeiro em Forbes Brasil.