CMO do Arquivei fez carreira diversificada até chegar ao marketing

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read
Divulgação

Vinicius Martins é o novo CMO (Chief Marketing Officer) da Arquivei

O C-Suite da primeira quinzena de março traz contratações e movimentações nas áreas de marketing, fintechs, empresas de recursos humanos e de segurança. Marco Dorna é o novo presidente da Tetra Pak, após 18 anos na companhia. Cristiano Lamberti é o novo diretor geral da Globant no Brasil. Já a Yahoo Brasil escolheu Alessandra Blanco como nova country manager.

A Arquivei, uma das maiores plataformas do Brasil em gestão de documentos fiscais, anunciou a contratação de Vinicius Martins como novo CMO. Ele é o entrevistado da quinzena no C-Suite.

Forbes: Você é formado em engenharia de produção e depois foi para o marketing. Por que decidiu fazer essa mudança?

Vinicius Martins: Sim. Iniciei minha carreira na área de desenvolvimento de produtos, mas depois fui para investimentos em novos negócios. Então, tem finanças no meio do caminho também. Eu cheguei a ser controller de uma incorporadora, cuidava de contratos e recebíveis. Mas sempte tive uma vontade de conhecer um pouco mais do marketing pelo dinamismo, então tive uma oportunidade no grupo que eu estava em que migrei há seis anos. Eu acho que a engenharia me ajuda a ter uma visão sistêmica e um pouco mais processual e as finanças me ajudam a entender que, no fim das contas. a gente precisa manter os critérios e a saúde financeira. O marketing normalmente é a área que tem os maiores investimentos dentro de uma empresa, mas eu sou muito pragmático, então estou sempre pensando no retorno. 

F: Nos seus 15 anos de experiência, que características acha que você desenvolveu que vão te ajudar agora nesse novo cargo?

VM: Primeiro, minha capacidade de aprendizado: eu aprendo rápido e  fiz mudanças de carreira em áreas completamente diferentes. Em segundo lugar, a capacidade de adaptação. São coisas que permearam toda a minha carreira e todas as mudanças que eu tive e que me ajudaram. Uma terceira característica é o foco em fazer aquilo que realmente vai trazer resultados. Às vezes as pessoas se perdem em desenvolver várias metas ao mesmo tempo, ou colocam metas muito ousadas, mas não estão tão ligadas ao resultado.

F: E como você aplica essa ideia de manter o foco para melhores resultados na prática?

VM: No dia a dia, as pessoas tendem a fazer muitas coisas ao mesmo tempo e ficam cansadas. Ficam com aquela sensação de que trabalharam o dia inteiro, mas que não fizeram nada, então eu sempre tento trazer para o lado simples. Qual é o objetivo? Quais são os resultados que a gente tem? Quem entrega os resultados são as pessoas. Esse é o meu grande papel, pegar a estratégia e desenvolver a melhor estrutura possível para que as pessoas desempenhem bem suas tarefas.

F: Que características você mais valoriza na equipe?

VM:  Eu gosto muito de pessoas empáticas e que se põem no lugar do outro. Admiro também quem tem a capacidade de propor melhorias e evoluções constantemente. O profissional diferenciado é o profissional que, dada alguma situação, dado algum problema, ele propõe melhorias, faz a análise da situação. 











O post CMO do Arquivei fez carreira diversificada até chegar ao marketing apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário