7 Momentos, Lançamentos e Fatos Icônicos da Tecnologia em 2024

  • Autor do post:
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O ano de 2024 foi marcado por lançamentos, disputas e muitas notícias importantes envolvendo o mercado de tecnologia. Não à toa, ficou conhecido como o ano da consolidação da inteligência artificial e reforçou o poder de figuras como Elon Musk, que assumiu seu lado político no governo de Donald Trump.

A Apple, por sua vez, trouxe seu ecossistema de inteligência artificial ao mundo e Sam Altman, fundador da OpenAI, dona do ChatGPT, causou polêmica com sua startup que coleta a íris das pessoas em troca de dinheiro e com a promessa de criar uma verificacao no mundo digital, operando, inclusive, no Brasil.

Leia também

Forbes Tech

Xiaomi Dobra Aposta em Carros Elétricos e Lançará SUV em 2025

Forbes Tech

Hewlett Packard Enterprise tem resultado acima do esperado puxado por IA

Forbes Tech

Nvidia Apresenta Modelo de IA Que Pode Modificar Vozes e Gerar Novos Sons

#1
Elon Musk assume seu lado político
O bilionário dono da Tesla foi escolhido pelo presidente eleito Donald Trump para compor a pasta de eficiência do governo americano. Musk, inclusive, foi um dos grandes apoiadores da campanha de Trump.

#2
A polêmica startup do fundador da OpenAI
Sam Altman, criador da dona do ChatGPT, não mediu esforços para que a Tools For Humanity, startup responsável pelo projeto World, ganhasse visibilidade. Em São Paulo, já existem mais de 10 pontos de coleta onde as pessoas recebem para escanear suas íris com a promessa de uma verificação humana no mundo digital.

No Brasil, a TFH voltou a operar no início de novembro e já possui 10 pontos de coleta de informação com os dispositivos chamados de Orbs, que coletam a foto da íris das pessoas

#3
Finalmente, a inteligência artificial da Apple
Depois de muita expectativa, a Apple apresentou ao mundo o Apple Intelligence, seu ecossistema de inteligência artificial integrado. A promessa é de que o recurso potencialize muitas das funções do sistema iOs a partir da IA generativa.

#4
A proliferação da IA generativa
Com o ChatGPT, muitas empresas aceleraram seus projetos de IA generativa. O Google remodelou sua plataforma batizando a de Gemini. A Microsoft investiu no Copilot e a Meta criou o Llama 3.1 com a promessa de ser um ecossistema aberto. Dentre várias outras ferramentas e plataformas.

#5
Caça às telas nas escolas
A Austrália foi o primeiro país a impor restrição para uso de celular para crianças abaixo de 16 anos. No Brasil, avançou a discussão sobre o uso de celulares nas escolas. Neste contexto, o livro A Geração Ansiosa, do escritor Jonathan Haidt, ganhou visibilidade por tratar dessa temática.

#6
Cérebros podres
O Oxford, após votação popular, elegeu o conceito de brain rot, em tradução literal cérebro podre, como a palavra do ano de 2024. O termo remete ao impacto do excesso de conteúdo na capacidade cognitiva das pessoas.

#7
Crise na Intel
Com a aposentadoria abrupta de Pat Gelsinger, CEO da Intel, a gigante de semicondutores vive um vácuo de liderança e o desafio de lidar com a retomada do mercado altamente inundado de tecnologia chinesa.

Escolhas do editor

Escolhas do editor

As Empresas Que Mais Pagam Dividendos na B3

Escolhas do editor

Conheça 10 dos Panetones Mais Caros Deste Natal

Carreira

Os ótimos números do primeiro ano da CEO do Grupo Flow

O post 7 Momentos, Lançamentos e Fatos Icônicos da Tecnologia em 2024 apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário