É provável que alguém já tenha tentado te convencer a fazer coisas como começar a tomar banhos frios ou acordar bem cedo para expor seus olhos (e cérebro) à luz da manhã. Embora seja fácil descartar essas sugestões, que são desconfortáveis para muita gente, elas realmente podem fazer uma grande diferença na sua saúde física e mental.
No que diz respeito ao “combate” ao envelhecimento, está na moda falarmos em biohacking — prática que envolve o uso de várias técnicas e ferramentas (como dietas, meditação etc.) para melhorar o desempenho físico e cognitivo, bem como otimizar a saúde e o bem-estar geral. Mas há também muita ciência sustentando isso.
Leia também:
Viver mais de um século requer planejamento. E é preciso começar já
Como lidar com a ansiedade de pessoas que você gosta
3 dicas para impedir que a ansiedade sabote sua vida amorosa
Se você deseja mergulhar profundamente nas diferentes modalidades que prometem retardar e até reverter o envelhecimento, o médico norte-americano Dr. Mark Hyman aborda cada uma dessas técnicas em seu novo livro “Young Forever”. A ciência apresentada na obra garante: criar leves estresses no corpo realmente pode nos fazer parecer e sentir mais jovens.
Veja quatro dicas de bem-estar que são fáceis de encaixar em qualquer rotina e custam pouco (ou nada) para começar. Mas lembre-se: as informações neste artigo não pretendem servir como conselho médico.
*Olivia O’Bryon é colaborador da Forbes USA.
O post 4 truques de bem-estar que farão você se sentir — e parecer — mais jovem apareceu primeiro em Forbes Brasil.