Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
As imagens premiadas no concurso internacional Travel Photographer of the Year (TPOTY) celebram a riqueza e a diversidade dos povos, culturas e paisagens do nosso planeta, servindo de inspiração para criarmos nossas próprias jornadas visuais
Desde retratos íntimos a paisagens atmosféricas, de fotos em infravermelho a cliques feitos com iPhone, as imagens vencedoras deste ano foram tiradas tanto por fotógrafos amadores quanto por profissionais de 56 nacionalidades.
Organizado por fotógrafos para fotógrafos, o prêmio celebra os melhores registros de viagens há 22 anos e já recebeu inscrições de 157 países.
Leia também
Confira os destaques das principais categorias:
“Hoje em dia, muitas imagens são saturadas, excessivamente editadas e até geradas por IA”, disse Chris Coe, fundador do TPOTY. “Por isso, uma abordagem ‘menos é mais’ se torna cada vez mais interessante. É revigorante julgar imagens que demonstram boa técnica fotográfica e criatividade na câmera, capturadas no enquadramento total ou próximo disso, e com pouquíssima edição.”
Pelo segundo ano consecutivo, o prêmio principal foi concedido a uma talentosa fotógrafa. Nascida nos Estados Unidos, Piper Mackay vive no Quênia e explora as paisagens selvagens da África desde 2004, registrando sua jornada por meio da fotografia.
Ela começou com imagens vibrantes em cores e, conforme a tecnologia evoluiu, passou a adotar um sofisticado estilo monocromático, fotografando em infravermelho. “Seus retratos de mulheres africanas são simplesmente belíssimos e riquíssimos em detalhes, enquanto suas fotos de girafas na reserva Maasai Mara, no Quênia, são incrivelmente atmosféricas”, escreveram os jurados.
Mackay levou a categoria “Vencedor Geral” deste ano com uma foto de menina da etnia Rendile, vestindo um elaborado traje tradicional, coberta de miçangas e ornamentos que simbolizam sua prontidão para o casamento e sua intenção de atrair um marido. Seu traje, de grande significado cultural, inclui camadas de miçangas entrelaçadas, couro bovino e outros elementos artesanais. Com elegância, ela segura uma cabaça, símbolo de nutrição e abundância.
Os prêmios são julgados anonimamente por um painel internacional de especialistas em imagens, e o vencedor geral recebe US$ 2.500.
Escolhas do editor
O post O Mundo em Imagens: as Melhores Fotos de 2024 apareceu primeiro em Forbes Brasil.