Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve assinar neste sábado uma ordem impondo novas e pesadas tarifas de 25% sobre os produtos do México e do Canadá e de 10% sobre as importações da China, o que pode afetar mais de US$ 2,1 trilhões em comércio anual.
Trump, que trabalha de sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida, neste fim de semana, disse na sexta-feira (01) que os três principais parceiros comerciais dos EUA não tinham muito o que fazer para evitar as tarifas.
Leia também
Ele estabeleceu o prazo de 1º de fevereiro para pressioná-los a tomar medidas enérgicas para interromper o fluxo de fentanil e precursores químicos da China para os EUA via México e Canadá, assim como para impedir que imigrantes ilegais cruzem as fronteiras sul e norte dos EUA.
Mas durante uma longa conversa com jornalistas na Casa Branca, Trump afastou a ideia de que suas ameaças tarifárias fossem apenas ferramentas de negociação. “Não, não é… temos grandes déficits (comerciais), como vocês sabem, com os três países.”
Ele também disse que a receita foi um fator e que as tarifas podem ser aumentadas, acrescentando: “Mas é muito dinheiro que vem para os Estados Unidos”.
Trump fez referência a uma possível exclusão do petróleo do Canadá, dizendo que a taxa tarifária seria de 10%, em comparação com os 25% planejados para outras importações canadenses. No entanto, ele indicou que tarifas mais amplas sobre o petróleo e o gás natural seriam lançadas em meados de fevereiro, comentários que elevaram os preços do petróleo.
O petróleo bruto é a principal importação dos EUA do Canadá, chegando a quase US$ 100 bilhões em 2023, de acordo com dados do U.S. Census Bureau.
Escolhas do editor
O post Trump Prepara Tarifas Pesadas sobre Produtos do México, Canadá e China apareceu primeiro em Forbes Brasil.