Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Seu emprego pode estar limitando seu potencial e te impedindo de sonhar grande. A rotina das 9h às 18h no escritório também te afasta de explorar o mundo e viver a vida que você sempre imaginou.
Em busca de mais flexibilidade e da liberdade de trabalhar de qualquer lugar, muitos profissionais estão se tornando nômades digitais. Para ser mais preciso, estima-se que haja 40 milhões de nômades digitais em todo o mundo, segundo um relatório do Skyscanner, plataforma de busca de passagens aéreas.
Leia também
Trabalhos remotos, negócios online e rendas passivas permitem viver uma vida dos sonhos, trabalhando com o pé na areia e conhecendo diferentes lugares. Se você quer viver algo parecido, saiba que não está sozinho. A maioria das pessoas – 77% – também já pensou em adotar um estilo de vida nômade em algum momento.
Mas antes de deixar seu emprego atual e fazer as malas, o ChatGPT (ou qualquer outra ferramenta de inteligência artificial) pode ser seu consultor para estruturar os próximos passos e entender o que é preciso para se tornar um nômade digital. Copie e cole os prompts abaixo e mantenha a conversa aberta para que o contexto seja mantido ao longo do diálogo.
Como se tornar um nômade digital?
Utilize os prompts abaixo para obter as respostas
1. Descubra o que você realmente quer
A maioria das pessoas nunca tira um tempo para definir o que realmente deseja, na vida ou na carreira. Elas trabalham em empregos que odeiam enquanto sonham em escapar, mas nunca detalham o que seria o dia ideal delas. Chega disso. Descubra o que a palavra liberdade significa para você. Talvez seja acordar sem despertador ou trabalhar em um bar de praia na Tailândia. Talvez seja ter tempo para escrever um livro ou aprender um novo idioma. Tenha clareza sobre sua visão para poder torná-la realidade.
“Me guie para descobrir o estilo de vida que eu realmente quero ter, independentemente de localização. Faça perguntas direcionadas sobre meu dia de trabalho ideal, o ambiente perfeito e os fatores indispensáveis para minha felicidade. Após cada resposta, aprofunde com perguntas complementares que refinem minha visão, tornando-a mais concreta. Assim que tivermos uma imagem clara, crie uma descrição de um parágrafo da minha vida ideal para que eu possa usar como motivação durante minha transição.”
2. Faça as contas
Seus gastos mensais agora não serão os mesmos como nômade digital. A maioria das pessoas se esquece desse detalhe. Seu aluguel desaparece, seus custos com deslocamento mudam e sua mensalidade da academia vira um passe diário em qualquer lugar onde você esteja. Some seus custos fixos atuais e depois calcule o que você realmente precisará. O número pode te surpreender – é provável que seja muito menor do que você imagina, a depender do destino escolhido.
“Me ajude a fazer uma análise financeira detalhada sobre como me tornar um nômade digital. Pergunte sobre meus gastos, economias e renda atuais. Me ajude a identificar quais custos desaparecerão, quais novos surgirão e qual reserva de segurança eu preciso. Crie um modelo de orçamento mensal para minha vida como nômade, incluindo fundos emergenciais e custos de viagem. Conclua com um valor claro de renda-alvo que sustente meu estilo de vida desejado.”
3. Entenda suas habilidades
Todas as habilidades que você adquiriu na sua carreira até agora têm valor para alguém. Seu domínio no PowerPoint, sua organização de processos, sua gestão de projetos. Alguém por aí precisa exatamente do que você sabe fazer. Analise tudo o que você aprendeu um dia, elimine os jargões corporativos e empacote isso para clientes que precisam do que você oferece.
“Atue como meu consultor de transição de carreira. Me ajude a identificar minhas habilidades monetizáveis, perguntando sobre minhas experiências de trabalho, conquistas e tarefas em que sou bom. Após cada resposta, mostre como essas habilidades podem se traduzir em oportunidades de trabalho remoto ou negócios online. Crie uma lista de cinco possíveis fontes de renda com base na minha combinação única de habilidades e experiências.”
4. Encontre um trabalho remoto
Você pode trabalhar para si mesmo ou para um novo chefe, mas de uma forma diferente. Um emprego remoto pode ser a solução perfeita. Mas os melhores cargos nem sempre estão no Indeed ou no LinkedIn. Eles estão em sites especializados onde empresas remotas buscam talentos, como Remote, JobRack e Dynamite Jobs. Evite as plataformas comuns onde todos estão competindo pelos mesmos empregos. Seja para se juntar a uma nova equipe ou criar seu próprio negócio, vá direto às oportunidades reais.
“Me guie na criação de um plano de ação para encontrar um trabalho remoto. Pergunte sobre [se eu quiser ser empregado: meu cargo-alvo, requisitos de salário e empresas preferidas. Se eu quiser ser autônomo: meus clientes dos sonhos, o trabalho que faço e como oferecê-lo.] Em seguida, crie uma estratégia estruturada de busca por [emprego ou clientes], incluindo ações diárias, metas de [candidatura ou contatos] e dicas para otimizar meu perfil em plataformas de [trabalho remoto/freelancer].”
5. Planeje sua rota
Destinos populares para nômades digitais existem por um motivo. Wi-Fi rápido, custo de vida acessível e comunidades de pessoas com o mesmo estilo de vida tornam certos lugares ideais para sua primeira parada. Não tente reinventar a roda. Comece com destinos testados e comprovados por outros. Vá pelo caminho mais simples antes de se aventurar em lugares menos explorados. Pesquise países com visto para nômades digitais e especificidades para atrair esse tipo de profissional.
“Me ajude a planejar minha rota ideal como nômade digital. Pergunte sobre minhas preferências de clima, cultura, fusos horários e custos de vida. Considere os requisitos de visto e confiabilidade da internet. Depois de reunir minhas respostas, sugira um itinerário de 12 meses [ou o período desejado] com 3 a 4 destinos principais, incluindo bairros específicos e estimativas de orçamento mensal. Inclua planos de contingência e locais alternativos.”
Se algo der errado, você pode simplesmente voltar a trabalhar em um escritório na sua cidade atual.
Comece o ano assumindo o controle da sua carreira. Descubra o que você quer e faça as contas para entender do que precisa. Entenda suas habilidades, procure um trabalho remoto e, depois, escolha seu destino e faça seu planejamento.
*Jodie Cook é colaboradora da Forbes USA e escreve sobre ferramentas de IA para empreendedores e consultores.
Escolhas do editor
O post Quer Virar Nômade Digital? Veja Como o ChatGPT Pode Te Ajudar apareceu primeiro em Forbes Brasil.