Com o Avanço da IA, Influenciadores Genéricos Serão Substituídos

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Em dezembro de 2024, o Google apresentou o Veo 2, atualização da ferramenta de inteligência artificial que utiliza comandos de texto para a criação de vídeos. “A versão traz uma compreensão aprimorada da física do mundo real e das nuances do movimento e da expressão humana, o que melhora os detalhes”, explica o comunicado da Big Tech.

Com o avanço e a democratização da tecnologia de geração de vídeos com IA, “influenciadores virtuais” não serão exclusividade de grandes instituições ou estúdios, pequenas empresas e criadores poderão desenvolver seus avatares para a distribuição de conteúdos online.

Leia também

Forbes Tech

IA substitui amigos, confidentes e até parceiros românticos

Forbes Tech

Conheça Kenza Layli, a 1ª Miss criada com IA

Forbes MKT

Magalu muda seu avatar Lu e aposta em torná-la uma influenciadora

De acordo com uma pesquisa publicada em janeiro de 2024 pela KBV Research, o mercado de “influenciadores virtuais” será avaliado em US$ 37,8 bilhões até 2030. Em 2022, a Lu, avatar da rede Magazine Luiza, foi eleita pelo site Virtual Humans como a influenciadora virtual mais seguida do mundo. Marcas como Intel e Burguer King já contrataram a personagem como “garota-propaganda”.

Em meados de 2024, o  TikTok passou a oferecer avatares feitos por IA para os seus anunciantes. O Symphony, projeto anunciado durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, conta com modelos que falam mais de 10 idiomas. Veja um exemplo:

Reprodução/TikTok

“Meu nome é Adrienne, avatar do TikTok Symphony”, diz a influenciadora virtual durante o vídeo.

Bia Granja, cofundadora da YOUPIX e especialista em Creator Economy, destaca três tipos de criadores que estão mais vulneráveis aos avanços da inteligência artificial: “Pessoas que reproduzem fórmulas, gatilhos e truques para agradar os algoritmos das redes, influenciadores que apenas seguem tendências e não constroem uma identidade e, por fim, o criador que só quer servir às marcas.”

Para a consultora, a construção de uma comunidade fiel se dá a partir da autenticidade. Em um futuro onde vídeos artificiais serão dificilmente distinguíveis de conteúdos reais, a conexão emocional e a credibilidade ganham mais espaço do que nunca.

Escolhas do editor

Escolhas do editor

Novo Ataque Hacker Atinge 100 Milhões de Usuários da Apple

Escolhas do editor

11 Novas Séries da Netflix Que Valem a Pena o Play

Carreira

“Demissão por Vingança” Deve Alcançar Pico em 2025

O post Com o Avanço da IA, Influenciadores Genéricos Serão Substituídos apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário