A arte de não fazer nada nas férias

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Pare para rever como foi o seu ano. Muito provavelmente, você acordava a toda, ouvia notícias no rádio ou lia o seu jornal de manhã, aproveitava para ouvir um podcast ou, novamente, notícias indo para o trabalho.

Desde cedo era avisado de que uma mensagem nova havia chegado no seu WhatsApp e, ao longo do dia e praticamente até a hora de dormir, o barulhinho da chegada de novas mensagens o acompanhava. Tinha de responder a e-mails no trabalho, participar de reuniões, elaborar e entregar projetos. E, em meio a tantas demandas, certamente deve ter encontrado tempo para dedicar à sua família, filhos ou amigos. Depois vieram as festas de fim de ano, incluindo as de confraternização, os happy hour com colegas. A verdade é que as entregas laborais, intelectuais e emocionais provavelmente foram tantas que, ano novo começando, você ainda se sente exausto, intoxicado.

Leia também

Coluna

Como Manter-se Sóbrio nas Festas Quando Todo Mundo Quer Que Você Beba

Coluna

O Calorão Chegou: Como Isso Pode Afetar a Nossa Saúde Mental

Coluna

Você Tem Fome de Quê? Porque Saúde Mental e Alimentação Andam Lado a Lado

Por isso é necessário descansar nas férias, realmente dar um repouso ao cérebro e ao corpo. A arte das férias sem fazer nada significa que você deva ficar de papo para o ar o tempo todo? Claro que não! Apenas dar o tempo necessário para que a sua mente e o seu corpo relaxem e possam fazer um reset. Assim com o motor de um carro ou o HD do seu computador, se não os desligarmos de tempos em tempos, eles vão fundir.

Permitir-se ficar ao sabor do vento, sem fazer nada, é investir em bem-estar. Cada um vai encontrar a solução que lhe convém para as suas férias, pois elas são muito particulares, mas eis as dicas que eu daria.

1. Afaste-se do mundo online

Ninguém morre se passar uma semana ou duas sem entrar nas redes sociais e sem responder a mensagens de WhatsApp. Muitas pessoas hoje, inclusive, anunciam em suas fotos no perfil desse aplicativo que estão em férias.

O afastamento deve ser físico. Afaste-se do seu celular quando estiver passeando, curtindo com sua família ou amigos e, principalmente, na hora de ir para a mesa fazer as suas refeições e para o quarto dormir.

2. Repouso absoluto

Procure reservar um tempinho para cochilar no meio do dia. Já se mostrou que a soneca pode ajudar a aliviar o estresse, o que é muito bem-vindo especialmente no início das suas férias.

De noite, invista em uma boa higiene do sono, procurando não levar coisas que o distraiam para o quarto (TV, celular etc.) e repousar ao menos 8 horas por noite.

3. Esqueça os alarmes e notificações

Desative as notificações do celular e, principalmente, o alarme do celular. Você está em férias e, se pode esticar um pouco mais na cama, por que não?

4. Aproveite a coisas simples que a vida lhe oferece

No corre-corre do dia a dia, dificilmente nos permitimos parar para a olhar o céu, escutar o canto de um pássaro… Que tal tirar o sapato para pisar na grama ou na terra, ouvir uma música, caminhar?

Simplicidade é isso: deixar de lado as coisas não essenciais e abrir espaço para as pequenas coisas que ficam esquecidas e que importam para cada um de nós. Praticar a simplicidade melhora a saúde mental e a satisfação com a vida.

5. Seja quem você é

Você que veste um ou mais chapéus por dia (as posições que você ocupa), deixe-os de lado e seja apenas você.

6. Aprenda a desacelerar

As férias são uma oportunidade bacana para reaprendermos a puxar o freio e desacelerar, para respirar profundamente, para fazer as coisas no modo “slow”, aproveitando das pequenas coisas ao nosso redor e especialmente das pessoas que nos são significativas.

Escolhas do editor

Escolhas do editor

Quem São os 10 Maiores Exportadores de Chocolate do Mundo

Escolhas do editor

Quais Serão os Maiores Riscos em Viagem em 2025?

Escolhas do editor

Geração Beta: Tudo Que Você Precisa Saber sobre os “Filhos da IA”

O post A arte de não fazer nada nas férias apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário