Tricampeã Mundial e 3 Vezes Medalhista Olímpica, Mayra Aguiar Anuncia Aposentadoria do Judô

  • Post author:
  • Reading time:4 mins read

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Tricampeã mundial e a primeira mulher a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual, a judoca Mayra Aguiar, de 33 anos, anunciou na quinta-feira (27) a sua aposentadoria do esporte. Ao todo, ela participou de cinco ciclo olímpicos representando a seleção brasileira. 

Em sua carreira estrelada, Mayra conquistou 8 medalhas em campeonatos mundiais e dezenas de outras em competições de caráter mundial e continental em categorias até 78 kg. 

Leia também

Forbes Money

Número de Mulheres Que Fazem Day Trade Quintuplica em 3 Anos

Forbes Collab

Campeão da F3 e recorde na F2: a trajetória de Gabriel Bortoleto rumo à F1

ForbesLife

Mais de R$ 12 mil só em roupas: quanto custa ser um atleta de hipismo

Depois de conquistar medalhas nas categorias juniores, Mayra obteve a sua primeira conquista olímpica em Londres, em 2012, com uma medalha de bronze. A judoca repetiu o feito em 2016 e 2020. 

Nos Jogos Olímpicos de 2024, Mayra perdeu logo na primeira luta e, mais tarde, abriu mão da disputa por equipes. A atleta afirmou que sofria de fortes dores, desconforto físico e outros problemas de saúde física e mental que atrapalharam o seu rendimento na competição. 

“Fui até onde meu corpo permitiu e, mesmo quando ele não permitia mais, forcei ainda mais alguns anos, porque sou teimosa (rs). O judô moldou minha vida, meus valores, minhas amizades e minha visão de mundo. Serei eternamente grata por tudo o que vivi dentro e fora dos tatames”, escreveu a agora ex-judoca em sua conta no Instagram. 

Mayra em números

3 medalhas de bronze em Jogos Olímpicos
3 ouros, 2 pratas e 3 bronzes em campeonatos mundiais
2 ouros, 1 prata e 1 bronze em World Masters
6 ouros, 6 pratas e 8 bronzes em Grand Slams
1 ouro, 2 pratas e 1 bronze em Jogos Pan-Americanos
8 ouros e 3 pratas em campeonatos pan-americanos de judô
1 ouro, 1 prata e dois bronzes no Campeonato Mundial Júnior

Confira o anúncio oficial de aposentadoria publicado pela atleta

“Venho aqui informar que estou encerrando oficialmente minha carreira esportiva em alto rendimento.
Fui até onde meu corpo permitiu e, mesmo quando ele não permitia mais, forcei ainda mais alguns anos, porque sou teimosa (rs).
O judô moldou minha vida, meus valores, minhas amizades e minha visão de mundo. Serei eternamente grata por tudo o que vivi dentro e fora dos tatames.
Agradeço imensamente aos meus pais por terem me apresentado ao esporte e por me darem todo o apoio e suporte necessários para esta jornada, que começou aos 6 anos. À minha irmã, que já foi minha parceira de treino, coach, fisioterapeuta, conselheira, e mil e uma outras coisas, sempre cuidando de mim e me ajudando nos momentos mais difíceis. Ao meu amor, que há 4 anos vive esta vida louca comigo e que, mesmo em pouco tempo, já passou por uma medalha olímpica, um título mundial, uma cirurgia, muitas vitórias e derrotas, sempre me incentivando com muito carinho. Aos meus familiares e amigos, que compreenderam a distância e as faltas, mas sempre estiveram na torcida.
A todos os treinadores e profissionais que trabalharam comigo, que tanto se dedicaram de todas as formas, tiveram paciência e lutaram junto em cada batalha. Aos meus colegas de treino, que compartilharam experiências, saíram na porrada, me fizeram crescer e tornaram o dia a dia pesado de atleta muito mais divertido. Às minhas adversárias, que não me deixaram acomodar e tornaram o caminho muito mais desafiador e empolgante.
A todos os lugares onde treinei, em especial à Sogipa, que, desde meus 11 anos, foi minha segunda casa. À FGJ, CBJ, COB, IJF, patrocinadores e apoiadores, que também acreditaram em mim e me deram a tranquilidade e a estrutura necessárias para atingir meus objetivos. Aos profissionais da mídia, que contaram minha história de uma forma tão linda e emocionante. E a você, que torceu, chorou, sorriu e vibrou em algum momento junto comigo nesta trajetória, meu MUITO OBRIGADA!
Termino este texto com lágrimas nos olhos e feliz por elas escorrerem, porque me dão a certeza de que vou levar para sempre estes momentos e estas pessoas com muito amor no coração. ”

Escolhas do editor

Escolhas do editor

Como é Calculado o Prêmio da Mega da Virada?

Escolhas do editor

Segunda temporada de ‘Round 6’ estreia com críticas piores que a primeira

Escolhas do editor

Quanto Custa Viver Como Um Super-rico? Ser Bilionário Nunca Foi Tão Caro

 

O post Tricampeã Mundial e 3 Vezes Medalhista Olímpica, Mayra Aguiar Anuncia Aposentadoria do Judô apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário