Arte em parceria e segundo tempo da Reforma Tributária

  • Post author:
  • Reading time:5 mins read

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Dando sequência à Reforma Tributária em curso, publicada aqui na nossa coluna da Forbes Brasil online em 5 de dezembro último, intitulada “Arte e reforma tributária: o que nos espera?”, muito bem recebida no meio, foi noticiada na quarta-feira, 17 de dezembro, a inclusão do setor das Artes Visuais no Regime Diferenciado da Reforma Tributária, garantindo uma redução de 60% na nova alíquota. Trata-se de vitória significativa do Coletivo 215, que reúne a ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea), AGAB (Associação de Galerias de Arte do Brasil), galerias independentes e as feiras SP-Arte e ArtRio. Parabéns! Nosso setor de Artes Visuais está na torcida aguardando o desenrolar da etapa conclusiva em 2025.

Galeria Nara Roesler + auroras escritório de arte

Nossa galeria frequentemente faz parcerias profícuas, bem interessantes. Até o final de fevereiro, estamos com o artista Bruno Dunley, representado pela GNR desde 2012, em mostra individual no auroras de Ricardo Kugelmas – escrito assim em letra minúscula, como o articulado e competente Rica faz questão. O auroras  situa-se na bela casa modernista no Morumbi onde o jovem marchand viveu desde pequeno com a família. É um elo que tenho em comum com ele que me traz lembranças, quando em um visionário ímpeto da mocidade, não sem esforço e obstinada persitência, inaugurei minha primeira galeria em Recife dentro da minha própria casa, aonde eu morava com meus filhos ainda pequenos.

Leia também

Forbes Collab

Arte, Afetos e Saúde

Forbes Collab

Arte e Reforma Tributária: o Que nos Espera?

Forbes Collab

Arte Explodida de André Griffo

Rica é um ex advogado, que foi do mercado financeiro mas engavetou o terno, a gravata e o escambau ao ser convidado pelo renomado artista ítalo-americano Francesco Clemente para dirigir seu ateliê no Chelsea, coincidentemente, onde temos nossa galeria em Nova York – o segundo elo entre nós – e montamos a primeira individual de Dunley nos EUA, em 2023. Em 2016, após nove anos de vida novaiorquina, Rica decidiu que era hora de voltar e inaugurou o auroras, que logo virou uma espécie de embaixada de artistas norte-americanos, muitos dos quais amigos e conhecidos seus dos States, que participam de um programa de exposições em todos os espaços da casa, incluindo, literalmente, dentro da psicina, formando, junto a artistas brasileiros, uma comunidade global, multiétnica, de talentos de todas as idades, credos, cores e opções sexuais da eclética tribo da arte contemporânea.

Flavio Freire/Cortesia auroras e Galeria Nara Roesler

Bruno Dunley, Peixe gordo morto, 2024, óleo sobre tela, 52X35cm

Bruno Dunley

Na atual individual, a parceria GNR/auroras apresenta de Bruno Dunley uma seleção de sua produção recente, em nove desenhos em papel italiano Fabriano e 19 telas de pintura, baseada em experiências cromáticas e óticas que integrarm a narrativa do artista há quatro anos. O período coincide, quando, em 2020, ele e os sócios, Rafael Carneiro e Daniel Xavier, fundaram a fábrica de tinta a óleo made in Brasil de altíssima qualidade, Joules & Joules, adotada por vários artistas.

À primeira vista, a pintura de Dunley parece ser de simples execução, no entanto, o tratamento da superfície e a utilização dos materiais exigem uma  elaboração complexa que atesta à firme intenção do artista de 40 anos, nascido em Petrópolis, de propor uma reflexão sobre o ato de pintar e um desejo de simplicidade, fruição e leveza.

Flavio Freire/Cortesia auroras e Galeria Nara Roesler

Bruno Dunley, Noite, 2024, óleo sobre tela, 52X35cm

Outro aspecto da mostra centra-se na ideia de variação e jogo, conforme ele costuma explicar, referindo-se ao conjunto de pinturas com diferenças temáticas acentuadas. Essa ausência de repetição de um tema ou de um esquema estilístico, tão característica de sua obra, desloca a atenção do apreciador de arte para as relações que sua pintura estabelece com o limite sutil entre a ambiguidade e a incompletude. É aqui que reside a força poética da obra de Dunley. A cada artista, uma poética.

Que 2025 seja um ano com mais poéticas e pleno de poesia!

Saravá!

Flavio Freire/Cortesia auroras e Galeria Nara Roesler

Bruno Dunley, Dia, 2024, óleo sobre tela, 52X35cm

SERVIÇO

Bruno Dunley

Até 23 de fevereiro, 2025

auroras, São Paulo

Visitas mediante agendamento

site: auroras.art.br

instagram: auroras.art.br

Com colaboração de Cynthia Garcia, historiadora de arte, premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) cynthiagarciabr@gmail.com

Nara Roesler fundou a Galeria Nara Roesler em 1989. Com a sociedade de seus filhos Alexandre e Daniel, a galeria em São Paulo, uma das mais expressivas do mercado, ampliou a atuação inaugurando no Rio de Janeiro, em 2014, e no ano seguinte em Nova York.

info@nararoesler.art
Instagram: @galerianararoesler
http://www.nararoesler.com.br/

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Escolhas do editor

Escolhas do editor

Por Dentro do Superiate do Bilionário Cofundador do Google

Escolhas do editor

Como Funciona o Confuso Mercado de Cybertrucks Usados

Escolhas do editor

O Que Significa Ser Rico em Portugal?

O post Arte em parceria e segundo tempo da Reforma Tributária apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário