Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Pouco mais de dois meses após ter a sua proposta de fusão veementemente negada pelo conselho da Hypera Pharma (HYPE3), a EMS decidiu mudar de estratégia e avançar de forma hostil para cima de sua concorrente com um aquisição de 6,02% do capital total.
A compra foi feita por meio da Perenne Investimentos, administrador do fundo Dodgers que, por sua vez, tem a EMS por trás dos recursos.
Leia também
Segundo a Hypera, a movimentação não altera a composição de controle da companhia e nem a sua estrutura administrativa. Ao todo, 38,1 milhões de ações foram adquiridas.
Procurada, a EMS afirmou que o movimento é financeiro e não tem intenção de forçar uma fusão. Até a publicação dessa matéria, a Hypera Pharma não havia respondido a tentativa de contato.
Fusão fracassada
Em outubro, a possibilidade de fusão entre as duas companhias animou o mercado. A EMS fez uma proposta relâmpago pela Hypera — em termos que foram rapidamente rejeitados pelo conselho de administração da companhia.
Em fato relevante, a Hypera afirmou que o seu colegiado, em conjunto com assessores externos, decidiu rejeitar a proposta sem nem mesmo dar início às tratativas de negociação.
A farmacêutica apontou três principais razões para a rejeição veemente. A primeira é que o portfólio de produtos da EMS, com grande foco em medicamentos genéricos, não tem sinergia com segmentos que a Hypera vê como estratégicos.
Além disso, a cultura organizacional e práticas de governança corporativas distintas foram colocadas em pauta, sendo a Hypera uma companhia aberta desde 2008 e a EMS uma empresa familiar.
Por fim, o conselho acredita que a EMS subestimou “significativamente” o valor da companhia.
Escolhas do editor
O post EMS Avança sobre a Hypera e Compra 6% do Capital após Fusão Fracassada apareceu primeiro em Forbes Brasil.