Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Procurando as melhores cidades para morar no mundo, com o sonho de morar no exterior? Pensando nisso, a InterNations, maior comunidade global para pessoas que vivem e trabalham fora de seus países, divulgou o Expat City Ranking, um relatório sobre os melhores lugares para viver.
Neste ano, a cidade vencedora é a espanhola Valência que, no ano passado, ficou em terceiro, enquanto Málaga, também na Espanha, ocupou o topo da classificação.
Leia também
O relatório deste ano baseia-se em dados de mais de 12.500 expatriados vivendo em 53 cidades de 35 países. Ele avalia as cidades em cinco índices principais: qualidade de vida, facilidade de adaptação, finanças pessoais, entre outros. A classificação oferece informações valiosas sobre como é viver no exterior, incluindo custo de vida, satisfação profissional e facilidade para fazer amizades em um novo lugar.
Confira os destaques das melhores cidades para morar em 2024.
A melhor cidade do mundo para expatriados
Após cair para o terceiro lugar em 2023, Valência—eleita a melhor cidade do mundo para morar em 2022—retoma o topo na lista de 2024. Conhecida por suas belas praias, rica cultura e estilo de vida acessível, Valência se destaca no índice de qualidade de vida, ocupando o primeiro lugar geral.
Expatriados elogiam o transporte público acessível da cidade (96% de avaliações positivas) e as oportunidades para atividades de lazer (95% de avaliações positivas). A segurança também é um ponto forte, com nenhum entrevistado relatando insatisfação com sua segurança pessoal. “Valência tem um estilo de vida bastante relaxado. Gosto das pessoas amigáveis, boa comida, cultura vibrante e clima agradável”, afirmou um expatriado holandês no relatório.
Entretanto, Valência não é perfeita. Expatriados relatam dificuldades no índice de trabalho no exterior, no qual a cidade ocupa a 31ª posição. Queixas incluem perspectivas de carreira limitadas e um mercado de trabalho local desafiador. Apesar desses pontos negativos, os expatriados são atraídos pelo estilo de vida da cidade: 27% mudaram-se para Valência buscando uma melhor qualidade de vida.
Melhores cidades do mundo para expatriados: Espanha domina
Valência não é a única cidade espanhola em destaque. A Espanha é a grande vencedora este ano, com cinco cidades entre as 25 melhores. Málaga e Alicante ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, consolidando a reputação da Espanha como um paraíso para expatriados.
Málaga ocupa o segundo lugar geral e o primeiro no índice de facilidade de adaptação. É o lar dos expatriados mais felizes do mundo. No entanto, a cidade apresenta um desempenho inferior no índice de trabalho no exterior, ficando na 44ª posição, com expatriados apontando desafios nas perspectivas de carreira e segurança no emprego. Ainda assim, para 43% dos entrevistados aposentados, Málaga continua sendo uma escolha idílica, com 99% elogiando seu clima ensolarado.
Alicante é outro sucesso espanhol, ocupando o terceiro lugar geral. A cidade se destaca no índice de itens essenciais para expatriados, no qual ocupa a sétima posição, graças à habitação acessível e à infraestrutura digital eficiente. Quase 70% dos entrevistados afirmam que a moradia em Alicante é acessível.
Madri está na sétima posição, enquanto Barcelona caiu para a 21ª, uma queda significativa em relação a anos anteriores. Apesar da posição mais baixa, Barcelona ainda impressiona com suas ofertas culturais e gastronômicas, consideradas entre as melhores do mundo.
Outros destaques globais
Além da Espanha, as 10 melhores cidades refletem geografias e estilos de vida diversos. Cidade do Panamá e Cidade do México completam os cinco primeiros lugares, destacando-se em finanças pessoais e facilidade de adaptação. A Cidade do Panamá chama a atenção pela acessibilidade, enquanto Cidade do México oferece uma cena cultural dinâmica e forte interação social.
Bangkok, na Tailândia, ocupa o sexto lugar, com expatriados elogiando seu baixo custo de vida e ambiente acolhedor. Outras cidades de alto desempenho incluem Abu Dhabi (8ª) e Dubai (9ª), nos Emirados Árabes Unidos, que se destacam no índice de itens essenciais para expatriados, devido à habitação acessível, administração eficiente e infraestrutura digital robusta.
Pelo segundo ano consecutivo, nenhuma cidade dos Estados Unidos está entre as 25 melhores. Segundo o relatório, Nova York – melhor cidade americana classificada, na 28ª posição – enfrenta problemas de acessibilidade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Embora expatriados valorizem as opções culturais e gastronômicas da cidade, muitos relatam dificuldades com habitação e altos custos de vida. “O custo de vida aqui é absurdo, e parece impossível economizar”, afirmou um dos entrevistados.
As cidades canadenses tiveram um desempenho ainda pior este ano. Vancouver ficou em último lugar (53ª), enquanto Toronto ocupa a 51ª posição. Os custos de moradia são um problema significativo em ambas as cidades, com Vancouver ganhando a infeliz distinção de cidade menos acessível para habitação no mundo. Vancouver também enfrenta perspectivas de carreira limitadas. Quase 30% dos expatriados relatam estar ativamente em busca de emprego – três vezes a média global. A cidade também recebe avaliações ruins para sua vida social, com 63% dizendo ser difícil fazer amizades locais.
Confira abaixo as listas das 25 melhores cidades para morar no mundo e as 10 piores classificadas.
As 25 Melhores Cidades do Mundo para Morar
Valência, Espanha
Málaga, Espanha
Alicante, Espanha
Cidade do Panamá, Panamá
Cidade do México, México
Bangkok, Tailândia
Madri, Espanha
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
Dubai, Emirados Árabes Unidos
Viena, Áustria
Lisboa, Portugal
Kuala Lumpur, Malásia
Basileia, Suíça
Mascate, Omã
Atenas, Grécia
Cidade do Luxemburgo, Luxemburgo
Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã
Amsterdã, Países Baixos
Copenhague, Dinamarca
Ras Al Khaimah, Emirados Árabes Unidos
Barcelona, Espanha
Zurique, Suíça
Estocolmo, Suécia
Taipei, Taiwan
Nairóbi, Quênia
As 10 Piores Cidades do Mundo para Expatriados
Vancouver, Canadá (53ª de 53 cidades na lista geral)
Hamburgo, Alemanha (52ª)
Toronto, Canadá (51ª)
Munique, Alemanha (50ª)
Istambul, Turquia (49ª)
Colônia, Alemanha (48ª)
Milão, Itália (47ª)
Berlim, Alemanha (46ª)
Frankfurt, Alemanha (45ª)
Roma, Itália (44ª)
Escolhas do editor
O post Pensa em morar fora? Essas são as 25 melhores cidades do mundo para se mudar apareceu primeiro em Forbes Brasil.