Figurinista de “Wicked” conta o segredo das roupas icônicas do novo filme

  • Post author:
  • Reading time:6 mins read

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Divulgação

Cynthia Erivo como Elphaba

Quando Paul Tazewell foi convidado para ser o figurinista de “Wicked”, ele sabia que seria a oportunidade de sua vida. “O aspecto fantasioso e a forma como nosso diretor, Jon Chu, queria contar a história abriram um vasto leque de possibilidades criativas”, diz o premiado figurinista, vencedor do Tony e do Emmy, e indicado ao Oscar pelo filme “Amor, Sublime Amor”, de Steven Spielberg.

Essa oportunidade única na carreira é um grande desafio para Tazewell, que trabalha há três décadas criando figurinos para diversos meios, como teatro na Broadway, cinema, TV e ópera. Seus créditos incluem “Hamilton”, “Suffs”, “Ain’t Too Proud”, “MJ”, “Death Becomes Her”, “The Wiz! Live” e “Jesus Christ Superstar Live!” em concerto com John Legend, entre muitos outros.

Leia também

ForbesLife

Como Gabriel Leone se Tornou Um dos Atores Brasileiros Mais Disputados do Ano

Forbes Mulher

Fernanda Torres sobre “Ainda Estou Aqui”: “As Mulheres Vão se Reconhecer”

ForbesLife

Francis Ford Coppola Fala à Forbes sobre Tempo, Cinema e Seu Novo “Épico Romano”

O tão aguardado filme da Universal Pictures conta a história das bruxas de Oz antes dos eventos envolvendo Dorothy. Elphaba (Cynthia Erivo) e Glinda (Ariana Grande) desenvolvem uma conexão complexa e multifacetada ao longo da trama. Tazewell foi responsável por criar mais de mil figurinos, com o apoio de mais de 70 pessoas de diferentes especialidades trabalhando em oito ateliês simultaneamente.

Tazewell se vê como um intermediário entre o ator e o personagem. As provas de figurino, nas quais os atores experimentam as roupas, desempenham um papel crucial para ajudá-los a construir suas interpretações. “A sala de prova é um espaço sagrado para mim, onde as pessoas podem se sentir vulneráveis”, explica Tazewell. 

“Estamos descobrindo como o ator se vê visualmente como o personagem que está preparando. E estou lá para ajudá-los a chegar a esse lugar, oferecendo opções visuais que os permitam assumir esses papéis”. Ele destacou que tanto Erivo quanto Grande não só foram agradáveis de trabalhar, mas também comprometidas com o filme, sempre comparecendo às provas com figurinos fabulosos.

A experiência de trabalhar em Wicked, que será lançado em duas partes (a primeira em 22 de novembro de 2024 e a segunda em novembro de 2025), foi transformadora para Tazewell. “A vastidão do mundo que estávamos criando me deu a oportunidade de expandir minha criatividade de forma significativa”, relata o figurinista, que passou dois anos no projeto. “Fui profundamente impactado por todo o talento incrível envolvido na criação deste filme, desde os excepcionais artesãos de figurinos até o elenco épico”.

Divulgação

Chapéu de Elphaba

O chapéu poderoso de Elphaba

“O chapéu de Elphaba é um dos elementos mais icônicos. Ele se baseia no símbolo cultural do chapéu de bruxa e faz referência à Bruxa Má do Oeste. Pude reformulá-lo para incluir um forte elemento narrativo”, começa o figurinista.

“Ao criar o conceito, parte da ideia veio da sugestão de Jon Chu de começar o filme com uma cena à distância focada no chapéu, que se aproximaria gradualmente. De longe, é uma formação triangular que poderia parecer uma montanha ou uma construção. Só é possível identificar o que realmente é quando se está bem próximo. Isso inspirou a textura da superfície e parte do formato. O chapéu não é simetricamente pontudo, mas ganhou mais personalidade. Além disso, ele carrega um simbolismo de poder para Elphaba e sua autodescoberta. Quando ela coloca o chapéu, ela se transforma.”

Divulgação

Elphaba na Cidade Esmeralda

O vestido de Elphaba quando encontra o Mágico

“O vestido da Cidade das Esmeraldas de Elphaba é feito de chiffon com micropregas aplicadas em um padrão ondulante. De longe, parece veludo, mas, ao se aproximar, percebe-se um padrão texturizado que envolve o corpo dela. A silhueta é limpa, com ombros marcantes, cintura ajustada e uma saia que se movimenta graciosamente. Este é um dos meus figurinos favoritos.”

Divulgação

O vestido apresenta chiffon micro plissado aplicado em um padrão de ondas onduladas

O vestido de Glinda ao flutuar para Munchkinland

“O vestido rosa de bolha de Glinda é um feito de engenharia em criação de figurinos. Trabalhei com um alfaiate em Londres para criar uma forma escultural em tecido rosa iridescente que flutua e reflete a bolha em que Glinda chega a Munchkinland. Cada elemento do vestido foi cuidadosamente elaborado.”

Divulgação

O vestido bolha de Glinda foi inspirado no vestido que Billie Burke usou no filme O Mágico de Oz, desenhado por Adrian

“A inspiração original para o vestido de bolha remete à Glinda do filme de 1939, O Mágico de Oz, desenhado por Adrian e usado por Billie Burke. Adotei o mesmo tom de rosa, usado em toda a paleta de cores de Glinda no filme. A silhueta escultural exigiu suporte específico sem adicionar peso. Criamos uma combinação leve de crinolina com camadas de organza de seda, estampadas com um padrão de bolhas e adornadas com cristais e lantejoulas iridescentes. O corpete é decorado com espirais de cristais e possui um decote em forma de borboleta.”

Divulgação

Ariana Grande como Glinda em Wicked

A coroa de Glinda

“O vestido de bolha é complementado por uma coroa prateada coberta de diamantés. A coroa reflete as espirais e bolhas presentes no visual de Glinda.”

Divulgação

Os sapatos de Nessarose

Os sapatos de Nessarose

“Outro dos meus favoritos são os sapatos prateados e cravejados de diamantes de Nessarose, que fazem referência ao tornado de O Mágico de Oz. O salto tem forma espiralada e é cristalizado, envolvendo os pés de Nessarose em ondas que remetem ao sapato prateado original do livro.”

Divulgação

O penhoar de Glinda

O robe de Glinda

“Tive a oportunidade de desenhar até mesmo os trajes de dormir de Glinda. Para isso, me inspirei no glamour de Hollywood, incorporando formas circulares e detalhes em babados, como no vestido rosa de Wicked na Broadway. O resultado foi um peignoir de tule estampado e um teddy de seda bordada, finalizado com chinelos de cetim”, finaliza.

Escolhas do editor

Escolhas do editor

Americanas Sobe 200%: Fim da Crise ou Mal Entendido?

Escolhas do editor

Queda após Balanço Aponta Que Nubank Pode Estar Entrando em Uma Nova era

Escolhas do editor

5 Prompts para Melhorar Sua Produção no ChatGPT em Segundos

O post Figurinista de “Wicked” conta o segredo das roupas icônicas do novo filme apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário