Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Uma universidade fundada por brasileiros e sediada na Flórida, Estados Unidos, emerge como um exemplo de inovação e acessibilidade na educação superior. Desde sua criação, em 2017, a MUST University oferece mestrados e doutorados 100% online, com cursos em português, inglês e espanhol, atendendo estudantes de diversos países, mas com um foco especial na América Latina e em brasileiros.
Fundada pelo professor Antônio Carbonari Netto, referência no empreendedorismo educacional e fundador da Anhanguera Educacional, e por Maria Elisa Carbonari, professora e doutora em Educação, a MUST tem a liderança feminina como um dos pontos centrais. À frente da instituição estão Giulianna Carbonari Meneghello, presidente, e Maria Elisa, mãe dela e vice-presidente, que têm liderado com uma visão que une empreendedorismo e inclusão.
Atualmente, com cerca de 9 mil alunos de mais de 15 países, a universidade oferece oito programas de mestrado, incluindo Administração, Psicologia Organizacional, Marketing Digital e Negócios Internacionais, além do novo Doutorado em Administração. Esses cursos foram desenhados para responder às necessidades do mercado global, buscando formar profissionais aptos a atuar em um cenário cada vez mais internacionalizado.
Educação para impulsionar mulheres
A história de Giulianna na educação começou cedo, influenciada pela trajetória de seus pais. “Eu nasci dentro de uma universidade”, diz ela, refletindo sobre como essa convivência moldou sua carreira e a levou a assumir a liderança em um ambiente muitas vezes dominado por homens. “Sentia muita insegurança ao ser, frequentemente, a mais jovem e única mulher em conferências e reuniões acadêmicas. Além disso, sou uma imigrante”, relembra.
Apesar dos desafios, Giulianna utilizou sua posição para abrir portas e criar oportunidades, com foco especial no fortalecimento de mulheres que buscam uma formação qualificada.
Esse compromisso com a inclusão resultou na criação de um novo curso de especialização em Empreendedorismo Feminino, desenvolvido em parceria com o Programa Internacional Inspirando Mulheres Empreendedoras (IME). Previsto para 2025, o curso será integralmente online e tem como objetivo capacitar mulheres para desenvolverem seus próprios negócios com segurança e sucesso.
A conexão da MUST University com o público feminino é evidente: aproximadamente 70% dos estudantes são mulheres, muitas delas profissionais e mães em busca de melhores oportunidades. Giulianna acredita que oferecer alternativas acessíveis e flexíveis é essencial para atender essa demanda. “O que mais ouço das mulheres é que elas buscam crescimento, aperfeiçoamento e mais oportunidades”, comenta.
No contexto do Dia do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro, a trajetória de Giulianna e Maria Elisa Carbonari ganha ainda mais relevância. As líderes da MUST University representam a força e determinação das mulheres que ocupam espaços de liderança e inspiram outras a transformarem suas realidades por meio da educação. Mais que uma instituição de ensino, a MUST simboliza uma educação acessível e inovadora, comandada por mulheres com uma visão transformadora para o futuro.
*Infomercial é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.
O post A Força da Liderança Feminina na Educação apareceu primeiro em Forbes Brasil.