Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Você já sonhou em ter liberdade financeira? Imagina poder realizar seus sonhos e dar qualidade de vida à sua família sem preocupação constante com dinheiro?
Já se viu pensando no motivo de porque algumas pessoas, mesmo começando do nada alcançarem a independência financeira enquanto outras, muitas vezes com bons salários, oportunidades e privilégios, simplesmente não conseguem essa independência e passam a vida toda trabalhando?
Os desafios são grandes e as oportunidades não são iguais para todos. Ter um ponto de partida com algum patrimônio facilita, mas não é o que determina o sucesso financeiro. Muito mais determinante é você entender para onde você quer ir.
Assim como na teoria de Maslow, que descreve a hierarquia das necessidades humanas, existe uma hierarquia de necessidades financeiras que, quando satisfeitas em ordem, podem te levar à tão sonhada liberdade financeira.
Entenda a hierarquia das necessidades financeiras
Antes de começar a construir o seu futuro próspero, é fundamental uma base organizada, sólida e resiliente. Quando você entende a hierarquia de necessidades financeiras, fica mais simples perceber como cada etapa aproxima ou afasta você de sua liberdade:
1. Renda: o alicerce da sua jornada
A renda é a base da sua pirâmide financeira, afinal, é com ela que você custeia as despesas do dia a dia. Sendo assim, você precisa ter um plano básico que contemple essa necessidade.
Para obter renda, você estará sempre trocando tempo por dinheiro, então, a forma como você utiliza seus recursos financeiros define o grau de dificuldade ou facilidade que você terá para alcançar sua liberdade financeira.
Existem algumas questões sobre as quais você precisa refletir para entender como avançar:
Sua renda atual cobre suas despesas essenciais?
Você possui uma fonte estável de renda?
Existem alternativas para aumentar essa renda?
2. Reserva de tranquilidade: protegendo sua jornada
Os imprevistos acontecem, e obviamente não temos controle sobre isso. No entanto, se você se antecipar aos problemas e guardar mensalmente uma pequena parte da renda para lidar com eventualidades, você vai proteger seu patrimônio e reduzir o impacto que eventos inesperados podem causar nas suas finanças.
É muito comum as pessoas pensarem que como só conseguem guardar uns poucos reais todo mês isso não fará diferença. Grande engano. Será no momento de custear um imprevisto que você irá agradecer por não ter se deixado levar por esse tipo de mentalidade.
3. Crédito: ferramenta poderosa quando usada com inteligência
O crédito pode ser um grande aliado na conquista dos seus sonhos, como adquirir um imóvel, investir na sua educação, etc. No entanto, é preciso saber utilizá-lo com responsabilidade e estratégia.
É importante aprender a diferenciar quando o crédito é uma ferramenta de apoio para seus planos de longo prazo e quando ele está se tornando uma muleta para e utilizá-lo com responsabilidade para evitar o endividamento.
Nunca perca de vista que o crédito é um dinheiro que não te pertence, ou seja, é uma forma de antecipar a realização de sonhos, mas, se não for usado de forma planejada e com disciplina, pode se tornar seu maior pesadelo.
4. Poupar: a etapa que ensina sobre disciplina e planejamento
Poupar é um exercício de planejamento e disciplina. Embora não seja o mesmo que investir, é igualmente relevante, pois transforma sua relação com o dinheiro e incentiva escolhas mais conscientes.
Avalie se você já possui o hábito de poupar regularmente e se seus objetivos financeiros são motivadores para continuar poupando. Ao fazer configurações simples em seu orçamento, é possível criar espaço para reservar dinheiro com consistência e, assim, construir uma base mais forte.
Ao aprender a poupar você começa a condicionar seu cérebro para escolhas mais conscientes e isso vai mudando a sua relação com o dinheiro. Acredite: o resultado disso é surpreendente.
Você possui o hábito de poupar dinheiro?
Seus objetivos financeiros te motivam para poupar?
Você tem feito escolhas cotidianas que te ajudam a poupar?
5. Investimentos: multiplicando seu patrimônio
Com uma base financeira sólida e hábitos financeiros saudáveis, é hora de dar o próximo passo: investir. É através dos investimentos que você irá multiplicar seu patrimônio e alcançar a tão sonhada liberdade financeira.
Investir não exige que você se torne um especialista no mercado financeiro, mas aprender o básico sobre as opções disponíveis e o propósito de cada uma te ajuda a tomar decisões mais seguras e estratégicas.
Investir com conhecimento aumenta suas chances de alcançar a liberdade financeira, sem depender exclusivamente de terceiros, cujo interesse não seja 100% isento.
Ao aprender você acelera o processo de crescimento patrimonial e assume o controle do seu futuro financeiro.
Independência financeira depende de atitude
Como você bem sabe, o tempo não volta e, em se tratando de sua vida financeira, comprometimento e ação são essenciais, e quanto antes você começar a trabalhar em prol de seus objetivos, melhor.
Faça uma análise sincera sobre qual etapa da hierarquia das necessidades financeiras você se encontra e trabalhe a mentalidade e a prática para progredir.
Na maioria das vezes, essas fases acontecem de maneira simultânea, e o mais importante é identificar onde estão seus pontos de atenção para aprimorar e evoluir. A hierarquia que tracei não é um caminho fixo e único, mas uma orientação para que você entenda que o processo “do zero à independência financeira” depende de trabalho e disciplina para transformar a forma como lida com o dinheiro.
Criando uma rota para a Independência financeira
Trace uma rota de aprendizado que possibilite transformar sonhos em metas financeiras e não perca de vista as hierarquias das necessidades financeiras das quais falamos:
Identifique seu potencial para gerar renda e foque nas qualidades que te ajudam nisso
Comece a construir uma reserva de tranquilidade para que os imprevistos não atrapalhem seu processo de crescimento patrimonial
Avalie e, se necessário, reformule sua relação com o uso do crédito
Tente ajustar seu orçamento pessoal para garantir algum valor para poupar com regularidade
Comece a investir, mesmo que seja com pouco dinheiro (hoje em dia existem ativos em que você pode investir a partir de R$ 1)
Com essa estrutura para mudança de hábitos e mentalidade, busque educação financeira, pois a experiência de quem já trilhou esse caminho antes de você, te ajudará a economizar tempo e dinheiro.
No mais, é disciplina, muito estudo e nunca perder de vista que se você não se responsabilizar por transformar sua vida, ninguém poderá fazer isso em seu lugar.
Eduardo Mira é investidor profissional, analista CNPI, pós graduado em pedagogia empresarial, coordenador do MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos da Anhanguera Educacional, sócio do Clube FII e sócio fundador da holding financeira MR4 Participações.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
O post As Cinco Etapas no Caminho da Independência Financeira apareceu primeiro em Forbes Brasil.