Pré-mercado: Dia Terá Serviços no Brasil e Inflação nos EUA

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Bom dia. Estamos na quarta-feira, 13 de novembro.

Cenarios

Dois indicadores deverão definir a trajetória dos mercados nesta quarta-feira (13). No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve divulgar a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) com os dados de setembro. Nos Estados Unidos o Bureau of Labor Statistics (BLS) informa o índice de preços ao consumidor (Consumer Price Index, CPI) referente a outubro.

Leia também

Forbes Money

Ibovespa em Queda por IPCA Acima da Meta e sem Notícias do Pacote Fiscal

Forbes Money

Disparada do Dólar é Interrompida por Pacote Fiscal e Moeda Fecha em Queda

Forbes Money

Ibovespa em Queda de 1% e Dólar a R$ 5,78 com Vitória de Trump

Começando pelo Brasil. O setor de serviços é o mais relevante para o Produto Interno Bruto (PIB). É o que emprega mais pessoas e movimenta mais dinheiro. Na Ata divulgada na terça-feira (12), o Comitê de Política Monetária (Copom) tratou da aceleração dos preços desse setor.

Os dados do IBGE comprovam isso. Nos 12 meses até agosto o volume movimentado pelo setor cresceu 1,7%. No entanto, a receita variou 7,5%. Como o mercado de trabalho está aquecido e os serviços tendem a ser intensivos em mão de obra, seus preços acabam pressionando a inflação.

Já nos Estados Unidos a expectativa é de uma inflação que se acelerou em outubro na comparação com o mês anterior. A estimativa para o CPI é de 2,6% de alta em 12 meses, acima dos 2,4% de alta nos 12 meses anteriores. O “núcleo” da inflação, que exclui os preços mais voláteis de alimentos e de energia, deve permanecer inalterado em 3,3% nos 12 meses até outubro. Sem mudança, mas em um patamar superior ao índice geral.

Siga o canal da

Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Perspectivas

A expansão do setor de serviços no Brasil indica uma inflação rodando consistentemente acima da meta e com poucas possibilidades de recuar devido aos gargalos da economia, especialmente o de mão de obra qualificada. E uma alta de preços consistentemente acima da meta nos Estados Unidos não favorece o afrouxamento da política monetária americana.

Tudo isso confirmado quer dizer dólar e juros em alta, e expectativas de elevação mais intensa dos juros na reunião do Copom agendada para dezembro. Na terça-feira (12) as opções de Copom negociadas na B3 indica 48,5% de probabilidade de uma elevação de 0,75 ponto percentual na Selic e uma estimativa de 45% de uma elevação de 0,50 ponto percentual.

Indicadores

Brasil

Pesquisa Mensal de Serviços (Set)
Esperado: ND
Anterior: – 0,4%

Pesquisa Mensal de Serviços (12M)
Esperado: ND
Anterior: + 1,7%

Estados Unidos

Consumer Price Index (Set)
Esperado: 0,2%
Anterior: 0,2%

Consumer Price Index (12m)
Esperado: 2,6%
Anterior: 2,4%

Núcleo do Consumer Price Index (Set)
Esperado: 0,3%
Anterior: 0,3%

Núcleo do Consumer Price Index ( (12m)
Esperado: 3,3%
Anterior: 3,3%

O post Pré-mercado: Dia Terá Serviços no Brasil e Inflação nos EUA apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário