Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A semana mal começou e já se sabe que os próximos dias devem ser intensos para o mercado financeiro e para o Ibovespa.
Leia também
Focus: Mercado Eleva Projeção para Inflação, Selic e Dólar nos Próximos Anos
Maior Volume de Papel e Câmbio Empurram Alta do Lucro da Klabin
Um Pé no Freio e Outro no Acelerador. Por Que Fed e Copom Seguem Caminhos Opostos?
A temporada de balanços segue a todo vapor e deve contar com os números de Itaú, Gerdau, Petrobras e outras empresas importantes nos próximos dias. Hoje, antes da abertura do mercado, a Klabin já divulgou os seus números.
No cenário macroeconômico, a semana contará com definição de juros no Brasil e nos Estados Unidos, além da eleição presidencial nos EUA.
O conjunto da obra tende para investidores mais cautelosos, mas não é isso que temos observado nos primeiros minutos de negociação do Ibovespa hoje. Apesar da agenda carregada, o movimento é de alta.
Por volta das 10h30, o principal índice da bolsa brasileira avançava cerca de 1%, aos 129.045 pontos. O dólar à vista tem forte queda de 1%, a R$ 5,8090.
Fim da pressão?
O movimento do mercado local chama a atenção, já que na semana passada a cautela derrubou a bolsa e levou o dólar a sua segunda maior marca em nível nominal, acima dos R$ 5,80.
A tensão que tomou conta dos mercados locais tem nome: contas públicas. É que a falta de novidades sobre o pacote de contenção de gastos prometido pelo governo fez com que os investidores precificassem a possibilidade de que ele nem mesmo saia do papel.
Mas a semana começa com uma novidade. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, irá se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje. A expectativa é de que o ajuste fiscal seja o tema central da conversa.
Ontem, a Fazenda anunciou que Haddad cancelou a sua viagem à Europa a pedido de Lula para se “dedicar aos temas domésticos”.
A possibilidade anima os investidores que, por ora, deixam de lado a piora nas projeções para Selic, dólar e inflação vistas no relatório Focus.
Wall Street
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Em Nova York, o ritmo das bolsas é de cautela, já que as eleições presidenciais seguem indefinidas faltando apenas um dia para o fim do pleito. O noticiário corporativo, no entanto, pode embalar o dia, principalmente entre as empresas de tecnologia.
Escolhas do editor
Os 10 Bilionários Mais Ricos do Mundo em Novembro
Forbeslife Fashion Celebra 7ª Edição com Coquetel em São Paulo
Os Países com iPhone 16 Mais Caro e Mais Barato do Mundo
O post Reunião de Haddad e Lula Embala Bolsa e Derruba o Dólar apareceu primeiro em Forbes Brasil.