Prévia da Inflação: IPCA-15 Sobe Mais do Que o Esperado em Outubro

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O IPCA-15, considerado a prévia do indicador oficial de inflação, é mais um de uma série de indicadores que apontam para uma elevação dos preços mais aquecida do que o esperado. De acordo com o número divulgado hoje (24) pelo IBGE, o índice subiu 0,54% frente ao mês anterior, acima da mediana de expectativas do mercado, que era de 0,50%.

Leia também

Forbes Money

Como Investir na Bolsa em Tempos de Juros Altos?

Forbes Agro

Putin Defende Criação de Bolsa de Grãos dos Países do Brics

Forbes Money

Marcelo Martins Será o Novo CEO da Cosan e Nelson Gomes Vai Liderar a Raízen

Em setembro o avanço foi de 0,13%. Com o resultado de outubro, o IPCA-15 acumula alta de 3,71% em 2024 e 4,47% nos últimos 12 meses. A alta de outubro é o maior avanço para o mês desde outubro de 2020. 

O principal impacto inflacionário veio do grupo de Habitação que, sozinho, correspondeu a 0,26 ponto percentual do total. O principal vilão foi o preço da energia elétrica residencial, com a elevação da bandeira tarifária para o patamar dois da vermelha. O aumento nos preços foi de 5,29%, ante a 0,84% registrado em setembro. 

Rede de energia – Imagem: GettyImages

A energia elétrica puxou a inflação para cima em outubro

Em contrapartida, a queda nos preços das passagens aéreas tiveram um impacto negativo de 0,10 p.p. Para Étore Sanchez, da Ativa Investimentos, os números apresentados são qualitativamente desfavoráveis para a trajetória da inflação. 

Segundo ele, o cenário reforça a visão de que o Banco Central deve acelerar o ritmo de alta da Selic para 0,50 p.p — o que já vem sendo precificado pelo mercado desde a divulgação da última ata do Comitê de Política Monetária (Copom). 

O IPCA-15 é considerado uma prévia da inflação por adiantar comportamentos dos diversos setores da economia brasileira para o indicador completo. 

“Para o IPCA “fechado” de outubro, devido à queda nas passagens aéreas, o efeito preliminar foi baixista, mas avaliamos que, após uma revisão minuciosa, deveremos chegar a uma projeção final superior aos 0,56% projetados ontem”, aponta Sanchez. 

Escolhas do editor

Carreira

Conheça a “Técnica Sanduíche” para Ter Conversas Difíceis

Escolhas do editor

Como Um Imigrante Taiwanês Transformou Canos de Plástico em Bilhões

Escolhas do editor

Os Jogadores de Futebol Mais Bem Pagos de 2024

 

O post Prévia da Inflação: IPCA-15 Sobe Mais do Que o Esperado em Outubro apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário