Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
FOOdie
Al Dente
O Dia Mundial do Macarrão, celebrado em 25 de outubro, foi instituído lá em 1995, durante o primeiro Congresso Mundial de Pasta, em Roma. A ideia? Homenagear esse queridinho global que é essencial em várias culturas. No ranking dos maiores consumidores, o Brasil está em terceiro lugar, só perdendo para Estados Unidos e Itália.
Para comemorar essa data saborosa, selecionei alguns lugares com pratos deliciosos. No Il Capitale, nos Jardins, a boa pedida é o clássico Cacio & Pepe ou o Paccheri del Capitale, servido diretamente da panela ao prato. Já na intimista Fiaschetteria del Capitale, destaque para o Fettuccine al Funghi Porcini e Pancetta. Se você prefere um ambiente mais amplo e moderno, o Il Carpaccio, no Itaim, oferece o irresistível Trofie al Pesto e Burrata.
E tem mais! No Locale Trattoria, o Espaguete All’amatriciana é de arrancar suspiros, ao lado do Gnocchi al Funghi Tartufato, outro preferido da casa. Quer outra dica? Na Cellar Cave, o Espaguete com camarões é imperdível, e o Due Cuochi serve o clássico Tagliolini com camarões e limão siciliano. Para fechar, a Casa Europa manda bem com o Papardelle com ragu de pato.
Escolha o seu favorito e buon appetito!
Leia também
P (oint) o (f) v (iew): o Melhor do Life&style por Sofia Patsch
Fundadora do Enjoei Conta sobre a Expansão do Grupo para Lojas Físicas
Rosewood realiza jantar beneficente em apoio à ONG Casa do Rio
Pra lá de Marrakesh
O La Grande Table Marocaine, restaurante icônico do Royal Mansour Marrakech, ganhou novo fôlego com a chegada da renomada chef Hélène Darroze. Com três estrelas Michelin em Londres, duas em Paris e uma em Villa La Coste, Darroze agora combina sua paixão pela autenticidade culinária com as tradições marroquinas, transformando pratos clássicos como tagines e cuscuz em verdadeiras obras-primas. Sob sua direção, o restaurante reafirma sua posição como um dos maiores representantes da gastronomia do Marrocos.
Apaixonada pela riqueza cultural do país, Darroze mergulhou nas tradições femininas da culinária local. “A cozinha no Marrocos é uma arte dominada pelas mulheres”, diz ela, prestando homenagem às chefs marroquinas que enriqueceram sua jornada.
Boemia Paulistana
Clássico da cena paulistana, o Astor é sinônimo de boemia desde sua inauguração em 2001. Seja na Vila Madalena ou nas filiais do JK Iguatemi, Oscar Freire e Avenida Paulista, o bar é ponto de encontro para quem aprecia a coquetelaria clássica e um serviço nota 10.
Agora, o Astor traz uma novidade: o Almoço Boêmio. Esse menu especial, disponível em todas as unidades, oferece uma refeição completa, incluindo entrada, prato principal e sobremesa. Entre as opções, destaque para a empada do dia — que pode ser de ossobuco ou bobó de camarão — e para o Frango Provençal, acompanhado de purê de batata à la Robuchon.
FASHion
Paleta Colorida
A nova coleção da Anselmi, assinada pela talentosa Ucha Meirelles, chega para dar um toque de sofisticação e movimento ao guarda-roupa da mulher contemporânea, com uma paleta vibrante que reflete o lifestyle colorido da consultora de estilo radicada em NY. Esta 4ª collab da marca com Ucha traz 25 peças para o verão, que exploram plissados e franjas, além da combinação inusitada de tons vibrantes com o preto.
Para o lançamento, que acontece no dia 24 de outubro na Galeria Teo, uma incrível instalação de 7 metros de altura, feita com fios de lã e algodão, irá transformar o espaço, destacando o aspecto artesanal tão valorizado pela marca.
Espírito Livre
Vanda Jacintho acaba de lançar sua nova coleção Mindfulness Summer 25 e é um verdadeiro mergulho nos estados elevados de consciência, meditação e aquele toque de psicodelia dos anos 70. A estampa que promete virar hit? A “LSD”! Com vibes lisérgicas, essa estampa explora formas onduladas e uma explosão de cores vibrantes, capturando toda a essência dos estados de consciência alterados e a energia transformadora da mente. A coleção traz ainda referências a ondas cerebrais, espiritualidade e as sempre icônicas peças da marca, como os caftans, agora repaginados em linho.
Na Rua
A Caché, marca que nasceu do talento criativo de Renata Mello e Paula de Souza Aranha, está de casa nova no Itaim. Criada há três anos, durante a pandemia, a label paulistana conquistou rapidamente as fashionistas com peças femininas, casuais e cheias de personalidade. Depois de fazer sucesso no atacado e uma pop up no Iguatemi, elas agora comemoram a inauguração da sua primeira loja de rua. O espaço, assinado pelo Estúdio Grapa, traz um ambiente acolhedor e cheio de estilo com uma paleta gengibre e materiais sensoriais. Nas araras, a coleção Verão 2025, “Massemba Heart”, com tecidos como algodão, linho e jacquard, além de bijoux lindas.
SOCial
Na pixta
“Fizemos do limão, uma limonada!” Foi assim que começou a Quartinha, uma festa itinerante que, de despretensiosos encontros entre amigas, virou um dos points mais animados das quartas-feiras. Raquel Du Pain e Gabriella, unidas por coincidências da vida (e pelos mesmos dias livres), decidiram transformar suas quartas pós-divórcio em algo especial, e o resto é história – e música boa!
Como começou a Quartinha?
Nós nos conhecemos durante um período de grandes mudanças em nossas vidas, quando ambas estavam passando por divórcios. Com o esquema de guarda compartilhada, tínhamos as quartas-feiras livres, o que acabou se tornando um momento para socializar. A ideia da Quartinha surgiu naturalmente, a partir desses encontros com amigos. O conceito evoluiu até se transformar em uma festa que celebra a brasilidade, com música disco e pop, mantendo sempre o espírito acolhedor.
Qual o conceito da Quartinha hoje?
Atualmente, a Quartinha é um evento itinerante, acontece uma vez por mês, para um público de 30 a 50 anos. É uma festa vibrante, mas íntima, onde o diferencial está na energia das pessoas. O público busca um ambiente onde possa se conectar com outras pessoas, sempre embalado por boa música e um clima descontraído.
Ela Causa
Flavia Brunetti lançou o CAUSA, plataforma criativa que conecta marcas e nomes da indústria criativa para gerar impacto sustentável por meio da elaboração de produtos exclusivos e responsáveis ambientalmente. Com sua experiência adquirida em projetos de grandes marcas como Dove, Natura e Riachuelo, Flavia traz sua visão para viabilizar colaborações estratégicas que exploram a economia circular, além de comercializar coleções próprias feitas a partir de descartes da indústria da moda.
O CAUSA vai destinar 10% do lucro de cada coleção para causas sociais e ambientais, criando itens únicos e numerados, com tiragens limitadas. O lançamento da plataforma aconteceu no último SPFW, com uma coleção cápsula de bonés e camisetas assinadas pelo grafiteiro Hugor, além de bandanas pet em parceria com a Urban Puppy. Parte das vendas será revertida para instituições como o Instituto Entre Rodas e Ajuda Animal, reforçando o compromisso do CAUSA com a responsabilidade socioambiental.
Amazônia Dourada
A joalheria Cris Porto apresenta sua nova coleção, Signature, inspirada no mágico Encontro das Águas, na Amazônia. Durante uma viagem à região, Cris se conectou profundamente com a natureza, e o resultado dessa experiência está nas peças em ouro amarelo e diamantes que capturam o movimento fluido e a força dos rios que correm lado a lado. Além de trazer a elegância das paisagens amazônicas para suas criações, a designer se compromete com o local que tanto lhe inspirou: parte das vendas será revertida para a The Caring Family Foundation, em apoio às comunidades ribeirinhas da Amazônia.
ARtsy
À Flor da Pele
Brasil & EUA
No dia 29 de outubro, a FAAP abre as portas para a inédita Ancestral: Afro-Américas – Estados Unidos e Brasil, a maior exposição já realizada no país com artistas afrodescendentes dos dois países. Às vésperas do mês da consciência negra, a mostra, com curadoria de Lauren Haynes e Ana Beatriz Almeida, traz 132 obras que provocam reflexões sobre a diáspora africana e o legado da escravidão.
Com trabalhos inéditos de Nari Ward, Simone Leigh e muitos outros grandes nomes, a exposição fica em cartaz até 26 de janeiro de 2025, com entrada gratuita.
Raízes Vivas
A partir de outubro, a Danielian Galeria-SP recebe a exposição Ozias, que celebra as raízes e a trajetória de Odoteres Ricardo de Ozias. O artista autodidata, conhecido por suas pinturas que retratam o cotidiano do campo e a devoção religiosa dos trabalhadores rurais, traz obras que mergulham no imaginário popular e nas suas origens mineiras.
Com destaque internacional, Ozias, com seu estilo de ‘artista do povo’, brilhou recentemente em uma mostra individual na David Zwirner, em Londres. Suas obras exploram o ser humano em seu espaço, crenças e visão de mundo.
Pitada de arte
A DAN Galeria vai agitar o dia 26 de outubro com a abertura da exposição Pã sem Flauta, mostra com 26 obras inéditas do artista Antonio Hélio Cabral. As peças, criadas entre 2022 e 2024, mostram toda a versatilidade do artista, explorando novos caminhos, mas sempre mantendo aquela pitada de ironia que é marca registrada de seu trabalho — seja nos títulos, nos grafismos ou nos desenhos. Com curadoria de Luiz Armando Bagolin, a exposição vai ficar em cartaz até 8 de março de 2025. Então, prepare-se para uma dose de arte cheia de criatividade!
DESign
Traços Prateados
Chic!
Já está disponível nas lojas e no e-commerce da Zara Home Brasil a collab em parceria com a Collagerie, cheia de cores e personalidade, bem no estilo vibrante da plataforma de curadoria fundada por Lucinda Chambers, ex-diretora de moda da Vogue britânica. A Collagerie funciona como uma plataforma de curadoria que explora o melhor do design, moda e lifestyle. Com um olhar afiado e uma paixão por encontrar peças únicas.
Lucinda, junto com sua cofundadora Serena Hood, transforma o comum em algo especial, unindo marcas consagradas e novas descobertas em um só lugar. A Collagerie é conhecida por suas seleções vibrantes e ousadas, sempre com foco em cores e composições criativas – exatamente o que ela traz para sua parceria com a Zara Home.
ESg
Helsinque é a nova estrela do turismo sustentável. A capital finlandesa conquistou o primeiro lugar no Índice Global de Sustentabilidade de Destinos (GDS), divulgado em 16 de outubro de 2024. Este índice avalia a sustentabilidade de cidades em todo o mundo, analisando mais de 70 indicadores em quatro categorias: Gestão de Destino, Desempenho de Fornecedores, Desempenho Ambiental e Desempenho Social.
E adivinha? Helsinque se destacou em todas as áreas! Além de brilhar no desempenho ambiental, a cidade ficou em primeiro lugar em Gestão de Destino e Desempenho de Fornecedores, e ainda levou a medalha de prata em Progresso Social. O segredo do sucesso? Muito investimento em apoiar empresas locais e fortalecer o turismo sustentável. Agora, é hora de fazer as malas e explorar esse paraíso eco-friendly.
Escolhas do editor
Conheça a “Técnica Sanduíche” para Ter Conversas Difíceis
Como Um Imigrante Taiwanês Transformou Canos de Plástico em Bilhões
Os Jogadores de Futebol Mais Bem Pagos de 2024
O post P (oint) O (f) V (iew): o melhor do life&style por Sofia Patsch apareceu primeiro em Forbes Brasil.