Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Maturidade, reinvenção e empreendedorismo foram os destaques do primeiro Forbes Power Lunch 50+, realizado nesta quarta-feira (23) no rooftop do Fasano Itaim, em São Paulo. O evento reuniu mulheres de diferentes áreas, com histórias de sucesso e inovação após os 50 anos.
“Fazer conexões, celebrar trajetórias e cada vez mais contar as histórias de mulheres inspiradoras: esse é o papel da Forbes e o principal propósito desses encontros”, diz Antonio Camarotti, CEO e publisher da Forbes Brasil, durante o evento, apresentado por O Boticário.
“Temos o compromisso de trazer temas relevantes e promover ações para apoiar as mulheres maduras dentro e fora da empresa”, afirma Renata Gomide, vice-presidente do Grupo Boticário.
Leia também
Entre as convidadas, homenageadas da lista Forbes 50 Over 50 deste ano, como Dilma Campos, CEO da Nossa Praia, as influenciadoras Fátima Scarpa e Nair Miolaro, a ex-atleta Hélia de Souza, a Fofão, e a proprietária rural Maria Stella Damha. E de edições anteriores, como as influenciadoras Gilda de Mello e Margarida Arcebispo, a estilista Gloria Coelho, Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, e Veronique Forat, cofundadora da Coliiv.
“É maravilhoso poder passar dos 50 anos e chegar nesse lugar, olhando para tudo que eu consegui construir até esse momento e para tudo que ainda quero fazer”, diz Dilma Campos.
“É uma conquista que me dá muito orgulho e um reconhecimento que dá muito mais força para continuar”, diz Fofão sobre como recebeu a homenagem.
Outras personalidades, como Chieko Aoki, fundadora e presidente da Blue Tree Hotels, a influenciadora Consuelo Blocker e Mônica Sampaio, CEO e diretora criativa da Santa Resistência, também estiveram no evento.
Muitas delas foram pioneiras nas suas áreas e não só abriram, mas seguraram as portas para que outras mulheres passassem. “Se não vê ninguém que te represente, seja a primeira e puxe todas aquelas que são iguais a você para conseguirem o mesmo”, afirma Sonia Guimarães, primeira mulher negra doutora em física no Brasil e professora do ITA.
“A sociedade nos coloca em caixinhas, mas com 50 anos você está no auge, na maior potência da sua capacidade física, mental e emocional. Um evento como esse onde a gente se conecta com tantas mulheres dá um quentinho no coração”, diz Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora.
O auge é hoje
No primeiro painel do evento, “O Auge é Hoje”, Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e Ana Raia, influenciadora e consultora de carreira e vida, discutiram reinvenção e sucesso na maturidade, com mediação da jornalista e especialista em comportamento humano Fabiana Scaranzi.
“No meu ponto de vista, o auge é um estado de espírito. Estou no auge quando estou bem na minha própria pele, satisfeita com as minhas escolhas – certas ou erradas –, e isso transcende a idade”, diz Ana Raia.
“A gente constrói o nosso auge. É uma responsabilidade nossa. Estou no meu auge trabalhando muito com o que amo, com duas filhas e há duas semanas fiz uma maratona”, diz Renata. A executiva também destacou a importância de as marcas abordarem temas relevantes para as mulheres em diferentes fases da vida. “Não adianta só ficar falando sobre o tema; precisamos agir. Lançamos o Pacto Prateado, um guarda-chuva de iniciativas que inclui desde a contratação de mulheres maduras até a criação de uma trilha antietarista para os funcionários das nossas lojas.”
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Siga Forbes Mulher no Instagram
Empreendedorismo e maturidade
Ana Fontes, fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora e do instituto de mesmo nome, liderou uma conversa sobre empreendedorismo com Chieko Aoki, do Blue Tree Hotels, e Dilma Campos, CEO da Nossa Praia.
Após compartilharem suas trajetórias antes da fundação dos seus negócios, elas refletiram sobre as lições que a maturidade trouxe e que levaram para suas empresas.
“Aprendi a virar a página, para a tristeza e para a alegria. Esquecer o ontem e pensar no futuro”, afirma Chieko.
“A gente tenta se moldar ao mundo, mas, quando você vai chegando e passa dos 50, tudo isso é uma grande bobagem. Esse é o momento em que você tem que se desprender e começar a construir algo novo para o futuro”, finaliza Dilma.
Escolhas do editor
Conheça a “Técnica Sanduíche” para Ter Conversas Difíceis
Como Um Imigrante Taiwanês Transformou Canos de Plástico em Bilhões
Os Jogadores de Futebol Mais Bem Pagos de 2024
O post Forbes Power Lunch 50+ Celebra Sucesso e Reinvenção de Mulheres na Maturidade apareceu primeiro em Forbes Brasil.