Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Liam Payne, que ficou conhecido ao integrar a boy band One Direction, morreu na quarta-feira (16) após cair da sacada de seu quarto de hotel em Buenos Aires, na Argentina.
A polícia de Buenos Aires divulgou um comunicado dizendo que Payne caiu da sacada do terceiro andar do Hotel Casa Sur, sofrendo “ferimentos extremamente graves” e foi declarado morto no local pelos médicos.
Um relatório toxicológico ainda está pendente, mas os resultados da autópsia divulgados pelas autoridades na quinta-feira indicaram que ele morreu devido a múltiplos traumas e hemorragia interna e externa.
As autoridades disseram que substâncias foram encontradas no quarto de hotel de Payne, sugerindo consumo de álcool e drogas antes de sua morte, e a investigação até agora indica que o músico estava sob influência de álcool e sozinho quando caiu.
Uma autoridade local citada pela Associated Press disse que Payne “pulou da sacada de seu quarto”, com especialistas forenses explicando mais tarde que a posição de seu corpo sugeria que ele “não adotou uma postura reflexiva para se proteger e que ele poderia ter caído em um estado de semi ou total inconsciência”, de acordo com a NBC News.
A polícia teria sido levada às pressas para o local logo após as 17h, horário local, depois que o gerente do hotel fez uma ligação de emergência reclamando sobre um hóspede “sob influência de drogas e álcool” que havia “destruído alguns objetos no quarto”.
Segundo a BBC, o gerente também expressou preocupação de que o hóspede “tenha uma varanda, e temos medo de que ele possa fazer algo que coloque sua vida em risco”.
Autoridades locais disseram que iniciaram uma investigação sobre a morte e a BBC informou que o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido está em contato com as autoridades argentinas sobre o assunto.
A família de Payne divulgou uma declaração à mídia britânica na quinta-feira: “Liam viverá para sempre em nossos corações e nos lembraremos dele por sua alma gentil, engraçada e corajosa.”
Os outros quatro ex-membros do One Direction divulgaram uma declaração conjunta na tarde de quinta-feira no Instagram, dizendo que estavam “completamente devastados” pela morte de Payne e “irão tirar um tempo para lamentar e processar a perda do nosso irmão, a quem amávamos muito”.
Como os colegas de banda do One Direction reagiram à morte de Payne?
Os antigos companheiros de banda fizeram declarações individuais no Instagram entre quinta e sexta-feira. Niall Horan, cujo show Payne compareceu apenas duas semanas antes de sua morte, chamou o amigo de “o mais brilhante em todos os cômodos” e disse que se sente “tão sortudo por tê-lo visto recentemente”.
Zayn Malik disse que, embora ele e Payne “tenham batido de frente”, ele sente que “perdeu um irmão”. Louis Tomlinson elogiou Payne como o “membro mais vital do One Direction”, e Harry Styles chamou seu tempo com Payne de “um dos anos mais queridos da minha vida”.
Mais declarações
Simon Cowell, o criador e jurado do “X Factor” que montou o One Direction em 2010 depois que todos os cinco membros fizeram o teste como indivíduos e os contrataram para sua gravadora, disse que se sente “de coração partido” e “vazio” em uma declaração na tarde de sexta-feira (18).
A ex-namorada de Payne, Cheryl Cole, com quem ele teve seu filho, Bear, disse no Instagram que está superando sua dor e pediu à mídia que pare de “explorar” a morte de Payne. Cole foi jurada no painel do “X Factor” nas duas audições de Payne em 2008 e 2010, e os dois namoraram entre 2016 e 2018.
A namorada de Payne, Kate Cassidy, disse no Instagram que está “completamente perdida” e pediu espaço para lamentar, afirmando que ama Payne “incondicionalmente e completamente”. Cassidy, com quem Payne tinha um relacionamento intermitente desde 2022, estava com Payne em Buenos Aires até segunda-feira, dia em que ela postou um vídeo no TikTok filmando sua viagem da Argentina de volta à Flórida.
A música do One Direction retorna às paradas de streaming
A música do One Direction subiu nas paradas do Spotify após a morte do cantor. A banda foi a artista mais transmitida no Reino Unido na quinta-feira e ficou em segundo lugar na parada global de artistas do Spotify.
A música da banda “Night Changes”, um de seus maiores sucessos com uma mensagem sentimental sobre o envelhecimento e a natureza passageira da vida, foi a sexta música mais transmitida no mundo no Spotify no dia seguinte à morte de Payne. O som também ficou em sexto lugar na parada semanal de músicas em alta do TikTok , já que os fãs a usam em vídeos para homenagear Payne.
Payne era membro do One Direction — uma banda formada por jurados no programa britânico “The X Factor” em 2010 — junto com Harry Styles, Niall Horan, Zayn Malik e Louis Tomlinson. Eles não ganharam a temporada, mas o grupo viu um sucesso astronômico após o programa e fez turnês em estádios e uma série de sucessos pop, incluindo “Story of My Life” e “Best Song Ever”.
A banda anunciou que faria um hiato temporário em 2015, embora Malik tivesse saído no início daquele ano. Payne então seguiu carreira solo e lançou seu primeiro álbum solo, LP1, em 2019, antes de continuar a fazer pop, hip-hop, música latina e eletrônica. Payne falou sobre sua luta contra o vício nos últimos anos e disse que sofreu de pensamentos suicidas enquanto era membro do One Direction.
Em um vídeo do YouTube de 2023, Payne disse que passou 100 dias em reabilitação e teve “mais controle sobre a vida e tudo o que estava escapando de mim” depois de ficar sóbrio.
O artista teve quatro músicas nas paradas e um hit no Top 10 da Billboard em sua carreira solo. Ele lançou sua música mais recente, “Teardrops”, no início deste ano. Payne também teve um filho em 2017 com Cheryl Cole.
Escolhas do editor
O post O Que se Sabe até Agora sobre a Morte de Liam Payne apareceu primeiro em Forbes Brasil.