Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O Forbes Power Lunch Melhores CIOs reuniu, nesta sexta-feira (27), na Casa Manioca, em São Paulo, as principais lideranças tecnológicas e empresariais do país para celebrar os homenageados da primeira lista Forbes Melhores CIOs do Brasil, publicada no fim de julho de 2024. “As listas são o DNA da Forbes e, neste mundo 100% tecnológico, eu percebi que faltava uma peça fundamental para compor nosso editorial: os melhores CIOs do Brasil”, disse Antonio Camarotti, publisher e CEO da Forbes Brasil.
No evento, apresentado pela Vivo Empresas e patrocinado pela Blue Saúde, os executivos escolhidos foram premiados pelo editor de Forbes Tech, Luiz Gustavo Pacete, e Karina Baccaro Gonçalves, diretora comercial B2B da Vivo, que celebrou a quantidade de mulheres presentes: “Não era comum ver essa quantidade de mulheres em um evento de tecnologia alguns anos atrás.”
Leia também
Ricardo Guerra, CIO do Itaú Unibanco e um dos premiados, exaltou a presença na lista. “É um orgulho ser reconhecido pela Forbes ao lado de profissionais incríveis. Esse prêmio é o resultado de um trabalho de muitos anos e de uma equipe extremamente capacitada, que se esforça para agregar valor para os clientes, para a sociedade e para o Brasil como um todo”, comemorou.
Alaine Charchat, CIO da Reckitt, reforçou a importância da representatividade feminina na tecnologia: “É uma honra representar todas as mulheres da área. Sou muito grata por essa oportunidade.” Joel Santiago, que finaliza o trio de capa, conta que “nem nos melhores sonhos” imaginou ser capa da Forbes, “revista que celebra o que há de melhor no mundo”.
Veja quem passou pelo Forbes Power Lunch Melhores CIOs:
A integração entre os CIOs e CEOs foi um dos destaques da tarde. “Hoje, o C-Level existe de uma forma muito mais nivelada. Eu não consigo imaginar o trabalho de um CEO sem um CIO muito ativo ao lado”, pontua Camarotti.
No painel “Tecnologia e estratégia: uma relação indissociável”, Nuno Lopes, CEO da Visa, afirmou que o Brasil é um exemplo para o resto do mundo no mercado de tecnologias de pagamentos. “Apenas 6% do dinheiro que circula no país é em papel-moeda, o restante é digital. Em alguns países, o papel-moeda ainda chega a 50%.”
De acordo com o executivo, “o futuro da economia é digital”, por isso a Visa investiu US$ 3 bilhões em inteligência artificial nos últimos anos. “Se deixarmos de investir em tecnologia, perdemos.”
Josilda Saad, CIO da Suzano, enfatizou que a tecnologia é a peça-chave para alavancar os negócios. Já Odercio Claro, diretor de TI da Klabin, ressaltou a visibilidade da lista para o setor: “Um dos desafios do mercado é a captação de talentos. O reconhecimento da Forbes impulsiona e chancela os profissionais que desejam trabalhar com tecnologia.”
Escolhas do editor
O post C-Levels da Tecnologia Discutem o Futuro dos Negócios no Forbes Power Lunch Melhores CIOs apareceu primeiro em Forbes Brasil.