Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Somadas algumas idas e vindas, Pri Shumate contabiliza mais de 12 anos na Nike. Em especial, como líder de marketing, branding e experiência, é nesse tripé que a executiva se baseia para conduzir, atualmente, um de seus principais desafios: potencializar esporte e entretenimento por meio de conteúdo e lifestyle.
Desde março deste ano, Pri Shumate é responsável pela estratégia global de marketing do Miami Dolphins e o Hard Rock Stadium, sob sua atribuição também está a gestão de branding do Miami Open de Tênis e o GP de Miami de Fórmula 1.
Leia também
A executiva está no Brasil para acompanhar as ações do Miami Dolphins no entorno do jogo inédito da NFL entre Eagles x Packers, na NeoQuímica Arena, e falou com Forbes Brasil sobre o crescimento da NFL entre o público brasileiro e a ascensão de Miami a um dos maiores hubs de esporte e entretenimento do mundo.
“Poder receber esses dois eventos de expressão global na nossa casa, o Hard Rock Stadium, reforça a vocação de Miami como uma cidade que tornou-se potência em esportes e entretenimento”, afirma a CMO. “Durante o ano inteiro, temos uma temporada de alguns dos eventos mais expressivos”, destaca, citando a final da Copa América, que ocorreu em julho, a própria temporada do Miami Dolphins, e também os jogos da Copa do Mundo que ocorrerão em 2026.
Forbes Brasil – Qual o seu maior desafio atual como CMO de marcas tão expressivas no esporte e entretenimento?
Pri Shumate – Hoje, meu desafio é liderar essas marcas individualmente, mas também faze-lás crescer coletivamente. Como integrar e utilizar as coisas que aprendemos em uma vertical para as outras? Já identificamos, por exemplo, que desenvolvemos muito bem experiências de luxo, desde um camarote até a oportunidade de acessar atletas por parte dos fãs, algo que representa parte importante de nossas marcas. Outra coisa que estamos fazendo é crescer essas marcas para que elas sejam demandadas e não fiquemos dependentes de apenas vender ingressos. Queremos construir marcas fortes e transversais, e esse é um dos meus grandes desafios ao assumir essa cadeira.
FB – O que você traz de tantos anos de experiência na Nike para uma gestão multimarcas neste momento?
Pri Shumate – Apesar de trazer muito repertório da minha vivência anterior, estou aprendendo bastante. Principalmente a parte transacional que envolve os ingressos. Mas o que vai fazer a diferença no futuro são as marcas fortes. Eu vejo aqui algumas referências como Coachella, o próprio SXSW, são eventos que construíram suas próprias marcas e nosso caminho está nessa direção. Criar marcas especiais baseadas em conteúdo e muitas conexões e, principalmente, experiência.
FB – A estrutura que você me descreve é de uma house of brands, apesar das particularidades, quais os pontos em comum que você enxerga em todas elas?
Pri Shumate – Foco nos detalhes: eu destacaria esse como um tema que está em todas as marcas. Do vídeo que vamos utilizar para promover o primeiro jogo, até os detalhes de uma experiência. Outro elemento é o crossover entre esporte e entretenimento, levamos essa integração muito a sério considerando o quanto ela potencializa do conteúdo a experiência dos nossos fãs e consumidores. Já conectamos, por exemplo, os pilotos com jogadores de futebol. Essa junção é muito importante e autêntica.
FB – Como serão as ações de marca que vocês farão durante o jogo da NFL nesta sexta-feira?
Pri Shumate – Fizemos uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) para trazer os melhores jogadores de futebol de flag ao evento, conectado com uma ação que já tínhamos feito em julho com essa categoria. Até poderíamos trazer influenciadores, por exemplo, mas a NFL já estava fazendo isso, desta forma decidimos trazer histórias.
FB – Por que Miami tornou-se, nos últimos anos, um hub de conexão entre esporte e entretenimento?
Pri Shumate – Miami sempre foi uma cidade muito relevante para os brasileiros, temos muitos brasileiros na Flórida. Vários visitantes de várias partes do mundo. Nos últimos anos, muitas pessoas decidiram estruturar suas vidas por lá. Também temos outros países da América Latina com presença relevante. Quando a NFL começou a falar para nós de expansão global, sentimos imediatamente que éramos uma das equipes mais internacionais não só pelo perfil do time, em si, mas pela própria cidade. Também temos muita gente que veio de outras cidades como Nova York e Califórnia e que respeitam cada vez mais Miami.
FB – Qual a relevância do jogo desta sexta-feira e como ele contribui para o crescimento do futebol americano entre os brasileiros?
Pri Shumate – Para nós, esse jogo é muito importante. E quando você tem mercados globais as possibilidades são: ou você foca pelo lado dos fãs ou pelo lado da participação. A oportunidade no Brasil traz esses dois aspectos, não é um país que quer só ser fã, ele também quer participar. Quando pensamos nessa expansão do Dolphins para o Brasil não poderia ser somente para fazer parcerias comerciais, patrocínios e vender camisetas, tinha que ser algo mais a fundo, algo que conecte legado. Eu vejo aqui, também, uma inspiração muito grande na Nike, por que ela investia para fazer com que as pessoas participassem do esporte e eu trago isso para o hoje.
Escolhas do editor
O post Conheça a estratégia da brasileira que lidera o marketing de um dos maiores times da NFL apareceu primeiro em Forbes Brasil.