Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A linha do novo iPhone 16 promete diversas mudanças, como botões inéditos em alguns modelos, ampla implementação da excepcional câmera tetraprisma, design térmico para evitar superaquecimento, bateria mais duradoura e um sensor de câmera principal aprimorado.
No entanto, o novo Botão de Captura, utilizado para tirar fotos ou gravar vídeos, pode trazer uma surpresa — o vazamento sugere que ele estará presente em todos os iPhones da linha 16.
Leia também
O principal diferencial do Botão de Captura é que ele será capacitivo, o que permite que o usuário pressione levemente para focar antes de pressionar completamente para tirar a foto. Algumas fontes dizem que ele também responderá a comandos para a direita ou para a esquerda para aumentar ou diminuir o zoom.
Um botão capacitivo, assim uma tela sensível ao toque, funciona por meio de um campo elétrico fraco que responde quando outro campo elétrico (especificamente, o de seu dedo) o interrompe. Por isso, não é possível usar telas capacitivas debaixo d’água, por exemplo.
Mas o material do botão ainda é um mistério. A questão é que é possível ajustar a distância na qual os botões capacitivos detectam uma interação. Lembro-me de ter visto um teclado da Microsoft que aumentou tanto essa distância que, ao se aproximar para tocá-lo, a luz acendia a um metro de distância. O mesmo princípio permite que muitos celulares sejam utilizados com luvas.
Talvez esse botão possa ser controlado através de uma barreira física da mesma forma que acontece com as luvas. Ou talvez seja feito de um material personalizado.
Como mencionado acima, o ponto principal de tudo isso é que, de acordo com os vazamentos, o Botão de Captura estará presente no iPhone 16 e 16 Plus, não apenas nas versões Pro — algo que algumas pessoas, como Mark Gurman, da Bloomberg, ainda não tinham certeza.
Escolhas do editor
David Phelan é colaborador sênior da Forbes EUA
O post iPhone 16: mudança inesperada no design é revelada apareceu primeiro em Forbes Brasil.