“Marketing sem inquietude é zona de conforto”, diz CMO da Natura

  • Post author:
  • Reading time:3 mins read

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Tatiana Ponce assumiu como Chief Marketing Officer (CMO) da Natura em janeiro de 2023

Com mais de 20 anos de experiência em empresas de bens de consumo, entre elas Grupo Boticário, Reckitt e Colgate, Tatiana Ponce assumiu como Chief Marketing Officer (CMO) da Natura em janeiro de 2023.
Com receita líquida consolidada de R$26,7 bilhões no ano passado, atualmente, a empresa tem uma das maiores verbas de marketing do Brasil e também é uma das marcas com melhore reputação entre as brasileiras.

“Sempre foi algo natural na Natura equilibrar propósito e negócios e o marketing é chave neste desafio”, diz Tatiana, que, em entrevista a série especial Forbes CMOs, falou sobre marketing, negócios e mudanças comportamentais.

Leia também

A evolução do papel do marketing

Uma disciplina que foi, por muito tempo, mal compreendida. Essa é uma das definições dadas por Tatiana para o contexto de transformação dessa cadeira. “O marketing foi mal compreendido por muito tempo. Muitas vezes não era associado a estratégia e negócios. Mas quando as empresas começaram a valorizar, de fato, o consumidor no centro, entenderam a relevância do marketing para o negocio de uma forma ampla e diferente.”

“Empresas que nunca foram customer centrics não davam valor para o marketing como agente de negócios. Mas com mudanças comportamentais e digitais que ampliaram a relevância das pessoas, a capacidade do marketing de ter o pulso do consumidor faz toda a diferença “, explica. Ela reforça que o marketing foi questionado, por muito tempo, por não conseguir ter métricas ou definir o retorno de investimentos de forma clara.

A inquietude do CMO

Tatiana destaca, inclusive, a necessidade de os líderes de marketing manterem a inquietude. “O marketing, por natureza, é uma disciplina inquieta e o CMO precisa ser inquieto. Se isso não ocorrer, a zona de conforto passa a ser um grande inimigo.” Para a executiva, a junção da inquietude com o repertório de negócios e retorno do profissional faz toda a diferença.

“Quando acrescentamos ciência ao nosso olhar, isso muda tudo, você consegue sair do campo daquilo que é subjetivo, mas conversa de igual pra igual com outras áreas e isso eu aprendi em escolas que sempre valorizaram as métricas, os números e a conversa pautada em negócios”, destaca.

Assista ao episódio completo com Tatiana Ponce, CMO da Natura:

Escolhas do editor

O post “Marketing sem inquietude é zona de conforto”, diz CMO da Natura apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário