Beyoncé lança SirDavis, marca de whisky em homenagem ao bisavô

  • Post author:
  • Reading time:6 mins read

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Fotos: Mason Poole e Julian Dakdouk

Beyoncé esteve envolvida em todos os processos de desenvolvimento do whisky SirDavis, do blend à garrafa

Existem marcas de bebidas de celebridades, e depois existe qualquer coisa relacionada a Beyoncé.

A vencedora de 32 Grammys tem um novo objeto para as prateleiras premium: SirDavis, um whisky inspirado no estilo japonês, feito em colaboração com a Moët Hennessy.

Leia também

Mas, ao contrário de muitas marcas de bebidas de celebridades, que frequentemente parecem apenas um nome famoso estampado em uma garrafa, SirDavis é celebrado como uma obra de arte e amor do início ao fim, com as impressões digitais de Beyoncé Knowles-Carter por toda parte — começando pelo próprio nome.

Como foi descrito durante uma prévia para a imprensa em julho, nos escritórios da Moët Hennessy em Nova York, Cameron George, chefe global de advocacy e blender do SirDavis, disse que Beyoncé esteve envolvida em grande parte do desenvolvimento do design da garrafa, tanto por dentro quanto por fora.

“Beyoncé sempre sentiu um chamado para o whisky, algo que ela expressou na primeira reunião conosco para desenvolver o SirDavis”, lembrou George sobre esse encontro na casa de popstar em Los Angeles, há dois anos. “O whisky está no DNA dela.”

SirDavis foi nomeado em homenagem ao bisavô de Beyoncé, Davis Hogue, que, segundo George, era um produtor ilegal de bebidas durante a Lei Seca. Quando seu pai visitou o avô na destilaria, foi a primeira vez que ouviu um homem negro ser chamado de “Sir” (senhor).

Foto: Moët Hennessy

O símbolo do cavalo, presente na identidade visual dos álbuns Renaissance e Cowboy Carter, também aparece no whisky SirDavis

Para a Moët Hennessy, a colaboração com Beyoncé representa o futuro do mercado americano. O tamanho da garrafa é a qualidade mais notável à primeira vista. Muitas garrafas de whisky são, francamente, baixas e robustas. Mas a garrafa de SirDavis é alta, com bordas arredondadas e flautadas, parecendo mais uma estátua ou um vaso que se destaca na prateleira ou que se torna uma peça de destaque por si só, com seu tom dourado rosé.

“Houve intencionalidade na construção da garrafa e da embalagem”, disse George. “Beyoncé nos disse algo bonito, descrevendo sua própria tensão entre feminilidade e masculinidade, perguntando a si mesma por que não poderia ser ambas?” Essa tensão se reflete no design da forma da garrafa de SirDavis.

E então há a escolha notável na grafia: usar “whisky” em vez de “whiskey.” A maioria dos whiskeys feitos nos EUA é grafada com o “e” extra, em comparação aos scotches e seus equivalentes japoneses.

Mas, nesta ocasião, whisky foi escolhido para refletir o líquido dentro da garrafa e o processo de produção. Embora feito nos EUA, na Woodinville Whiskey Co., de propriedade da LVMH, no estado de Washington, George observou que o paladar de Beyoncé favorece os whiskies de estilo japonês, que por sua vez são inspirados pelo tradicional whisky escocês.

“Há um pouco de escocês com cevada maltada na receita de grãos,” observou Bill Lumsden, chefe de destilação e criação de whisky na Glenmorangie Company (também sob o guarda-chuva da LVMH), que supervisionou o processo de produção do whisky para o SirDavis. “Fizemos um whisky americano com os sabores da Escócia e do Japão.”

Mas os fãs hardcore de bourbon provavelmente não ficarão desapontados ao provar SirDavis, dado os potentes sabores de mel, brioche e marmelada de laranja — e até caramelo toffee trazido dos barris de jerez usados para o envelhecimento. SirDavis passa por duas rodadas de envelhecimento: primeiro em barris de carvalho americano, seguido por uma segunda maturação em barris de jerez Pedro Ximenez.

“Tem um sabor limpo, suave e arredondado, incrivelmente macio e fácil de beber”, descreve Lumsden, que também reforça que o rótulo é para ser apreciado tanto por bebedores casuais quanto por conhecedores de whisky.

Lumsden admitiu que foi um pouco assustador assumir a tarefa de desenvolver uma mistura de whisky que refletisse com precisão a marca e o paladar de Beyoncé. “Ela tem uma personalidade e uma vida enormes,” disse ele. Após surgirem as ideias que entraram em produção, a estrela continuou a se reunir com a equipe da Moët Hennessy em Woodinville para chegar a um produto final.

A escolha de Knowles-Carter de trabalhar com a Moët Hennessy no SirDavis reflete sua relação contínua com a LVMH, notavelmente com o Champagne Armand de Brignac (também conhecido como Ace of Spades), que é co-propriedade de seu marido, Jay-Z.

No entanto, mesmo que o novo rótulo tenha o respaldo financeiro de um dos maiores conglomerados de bebidas do mundo, o lançamento será, na verdade, menor e mais lento do que se poderia esperar.

Com um preço de varejo sugerido de US$ 89 (cerca de R$ 480) por garrafa, as pré-vendas online do SirDavis começam nesta terça (20), com a data de lançamento oficial em 4 de setembro. SirDavis estará inicialmente disponível em lojas selecionadas de alguns estados dos EUA, bem como em varejistas selecionados em Londres, Paris e Tóquio, além de lojas duty free nos aeroportos internacionais de Nova York, Los Angeles e San Francisco.

Escolhas do editor

O post Beyoncé lança SirDavis, marca de whisky em homenagem ao bisavô apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Deixe um comentário